Google Fit vai centralizar apps e wearables ligados a saúde e aos esportes

1 min de leitura
Imagem de: Google Fit vai centralizar apps e wearables ligados a saúde e aos esportes

A Google anunciou hoje em sua conferência em São Francisco, a I/O 2014, um novo set de APIs chamados de Google Fit. O objetivo desta plataforma é organizar todos os seus dados oriundos de diferentes sensores e medidores ligados a saúde e condicionamento físico. Ele vai permitir que os diferentes apps, wearables e dispositivos se comuniquem entre si e compartilhem informações.

A Google não deu tantos detalhes sobre como será o funcionamento deste novo produto, mas ao que parece sua flexibilidade dependerá mais dos diferentes aplicativos que ele estará relacionado do que da sua própria estrutura. Ele é muito parecido com o que a Apple está propondo com o seu Healthkit service para o iOS, onde aplicativos poderão acessar todo o perfil físico de seus usuários e compartilhar informações entre si além de programas de seguros de saúde.

Na conferência, a Google usou como exemplo o Noom, que normalmente é utilizado para você colocar o peso do seu corpo. Com o uso do Fit, este aplicativo poderá pegar dados de nutrição e malhação adquiridos por outros dispositivos conseguindo criar uma relação do seu ganho ou perda de peso e os seus hábitos diários.

Muitas parcerias para o Google Fit

Para fazer tudo funcionar a Google firmou um grande número de parcerias que incluem a LG, RunKeeper, RunTastic, Adidas, Basis, Nike e a Motorola. A empresa mencionou diversas vezes a presença de wearables, ainda que o único que tenha sido citado por nome foi o Fuel System da Nike.

Um kit de desenvolvimento para a plataforma será lançado dentro de poucas semanas, mas ainda não existe previsão para um lançamento do produto finalizado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.