De acordo com o The Wall Street Journal, a Google planeja mais um projeto bastante ambicioso e caro na área de internet: a empresa quer lançar 180 satélites pequenos e de alta capacidade ao espaço em baixa altitude para garantir conexão estável com a rede em áreas que ainda não possuem um serviço parecido.

Os gastos podem ultrapassar facilmente e até triplicar o orçamento inicial de US$ 1 bilhão, principalmente porque a quantidade de satélites pode ser até dobrada em um futuro próximo, caso a iniciativa funcione. Alterações no design dos objetos também podem encarecer o projeto, que aposta em tecnologia de ponta — cada satélite pesa apenas cerca de 112 kg.

Ainda segundo o site, o responsável pelo projeto seria Greg Wyler, fundador da startup O3b NEtworks, que conta com investimentos da Google. Uma equipe de 10 a 20 pessoas seria encarregada do projeto, que não teve maiores detalhes divulgados.

A iniciativa de levar internet via satélite é vista como um complemento a duas outras estratégias similares da Google: o Project Loon, com balões, e o uso da fábrica de drones Titan Aerospace, adquirida recentemente pela gigante.