Revelados mais detalhes sobre a nova aposta da Google: a Android TV

2 min de leitura
Imagem de: Revelados mais detalhes sobre a nova aposta da Google: a Android TV
Imagem: PC Advisor

De acordo com fontes do site GigaOM, a nova grande aposta do Google será mesmo a Android TV, que deverá ser o centro das atenções na conferência da empresa no final de junho. A nova plataforma deverá ser uma mistura de três produtos diferentes: a Google TV, o Chromecast e o Ouiya, oferecendo aplicativos, jogos e conteúdo em streaming para os televisores.

A primeira coisa que deve ser esclarecida sobre a Android TV é que não se trata de um novo dispositivo. Ele será uma plataforma integrada nas TVs desde a fase de fabricação. Nesse sentido, ela funciona como um sistema operacional para os televisores de maneira semelhante ao Google TV, a diferença principal está no foco da nova plataforma. Enquanto a antiga era voltada para unir aplicativos com serviços de TV pagos, a Android TV terá uma ênfase maior em serviços de mídia online e jogos para Android.

Para fazer o projeto funcionar a Google tem fechado diversas parcerias, como Netflix e o Hulu Plus, além das companhias de hardware, como a Samsung, para construir os aparelhos. É provável que os novos televisores sejam capazes de rodar com facilidade a maioria dos aplicativos disponíveis para as versões mais recentes do Android, desde que adaptas a um outro tipo de controle.

Objetivos e aparência da Android TV

Sobre como será a aparência deste novo sistema, a fonte diz que “o foco principal do Android TV será a simplicidade, o que ficará evidente em sua interface. A chave para isso é algo que a empresa tem chamado internamente de “Pano”, onde os aplicativos aparecerão com pequenas “peças” de conteúdo na tela principal, como cartões sequenciais que o usuário pode navegar para escolher filmes, programas de TV e outros tipos de mídia que ele ligar a TV”. Os cartões serão manipulados horizontalmente, e cada um dos conteúdos terá ligações diretas com plataformas online, como notas do “Rotten Tomatoes” e ainda outras opções.

Os jogos de Android serão uma das maiores prioridades da nova plataforma. Um dos mercados que a Google pretende explorar é justamente aquele de pessoas que se interessam ou gostam de jogos eletrônicos, mas não tem dinheiro ou vontade comprar um console de quatrocentos dólares. A ideia é funcionar como um Ouiya que deu certo, sendo completamente integrado a TV.

A Android TV substituirá oficialmente a Google TV, mas não o Chromecast que continuará sendo oferecido pela empresa. A conferência da Google que apresentará oficialmente a nova plataforma será no dia 25 de junho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.