Novo método de impressão 3D está sendo desenvolvido para o Project Ara

1 min de leitura
Imagem de: Novo método de impressão 3D está sendo desenvolvido para o Project Ara

(Fonte da imagem: Reprodução/3D Systems)

O Project Ara é uma ideia ambiciosa a Google: a companhia pretende criar celulares modulares, ou seja, aparelhos que você pode trocar partes como se estivesse mexendo em um bloco de LEGO. Quer uma câmera nova? Tudo bem, só desconectar a antiga e instalar a criada.

Em teoria, o projeto parece promissor, ainda mais quando a Google se juntou à 3D Systems para a criação dos módulos do projeto. A ideia é que todas as partes do aparelho sejam feitas em impressoras 3D.

Só que isso tem um problema: a velocidade. Essa tecnologia é excelente para a criação de objetos personalizados, mas não funciona muito bem em larga escala devido ao tempo necessário para a impressão, e isso poderia atrapalhar os planos de produção de módulos em larga escala.

Para resolver esse problema, a 3D Systems está reinventando o processo de impressão 3D. A companhia está deixando de lado o formato tradicional em que a plataforma e a cabeça de impressão se movimentam em prol de um novo sistema de movimentação contínua com diversas etapas independentes de acabamentos e manipulações dos módulos. Isso vai permitir a impressão dos blocos de forma mais rápida e eficiente.

A empresa também deve disponibilizar partes em praticamente qualquer cor diferente para permitir que você possa criar o seu “Ara” exatamente da forma que quiser. A 3D Systems, além disso, está trabalhando com uma tinta condutiva para imprimir algumas peças dos smartphones, como antenas, por exemplo.

Os smartphones do Project Ara devem chegar ao mercado em 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.