Desafio de Impacto Social Google Brasil: ajude a escolher o vencedor

4 min de leitura
Imagem de: Desafio de Impacto Social Google Brasil: ajude a escolher o vencedor

E se algo simples como um clique pudesse fazer toda a diferença para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor? Pois um projeto feito pela Google promete permitir a nós fazer exatamente isso. Trata-se do Desafio de Impacto Social Google Brasil, um concurso que tem uma proposta incrível em mente.

Todos os candidatos trouxeram ideias de como melhorar a vida em nosso país. Entre eles, temos conceitos como plataformas de crowdfunding para doações, aplicativos para melhorar a conexão entre cidadãos e o governo ou mesmo projetos para apoiar as vítimas de violência doméstica.

Os quatro projetos finalistas ganharão nada menos que um milhão de reais cada, para tornar essa ideia realidade. Das 751 propostas originais, chegamos agora na última etapa: os dez melhores projetos.

E é aqui que você, caro leitor, entra na história. Acessando o site oficial do Desafio de Impacto Social Google Brasil, é possível votar nos quatro projetos que você mais gostou – aquele com mais votos será um dos finalistas vencedores.

Conheça os candidatos

Veja logo abaixo os dez finalistas do desafio da Google:

Associação Juntos com Você

(Fonte da imagem: Reprodução/Juntos.com.vc)

O primeiro grupo da lista traz uma ideia simples: um site de crowdfunding, chamado Juntos.com.vc. Este, porém, não tem como objetivo financiar jogos, gadgets ou outros produtos, mas juntar doações de todo o Brasil para ajudar em projetos suportados pelo serviço.

Associação O Eco

Com seu projeto Rede Info Amazônia, a equipe tem como objetivo instalar uma rede de sensores espalhados em fontes de captação de água. Estas seriam espalhadas por quatro cidades da Amazônia que sofrem constantemente de surtos de doenças por contaminação da água (Belém, Manaus, Porto Velho e Rio Branco).

Usando essa rede, é possível analisar qualidade da água e indicar se ela está própria para ser bebida. Caso esteja imprópria, os moradores cadastrados simplesmente vão receber um aviso por SMS.

Conservation International do Brasil

Por mais que o mar seja uma grande fonte de alimentos, ela não é uma fonte infinita – nos últimos anos, a quantidade de pescados disponíveis se tornou cada vez menor.

Com isso, a proposta do Conservation International do Brasil e o projeto Pesca Mais Sustentável é criar um sistema de monitoramento e certificação dos peixes pescados. Assim, é possível aumentar a conscientização das comunidades de pescadores.

Geledés Instituto da Mulher Negra

Através do projeto PLP 2.0, o Geledés Instituto da Mulher Negra tem como objetivo criar um aplicativo de apoio para mulheres que sofrem de violência doméstica. Este sistema não apenas traria leis que serviriam de auxílio para a vítima como também permitiria uma conexão rápida a uma rede de atendimento, gravando áudio e vídeo pelo celular para usar de prova contra o agressor.

Instituto Igarapé

Com o projeto Child Security Index (CSI), o Instituto Igarapé pretende criar um aplicativo que mede a violência nos centros urbanos do ponto de vista das crianças. Dessa forma, é possível criar um índice de violência e planejar projetos, de acordo com os locais que mais precisem disso.

Instituto Mamirauá

O que você faria se não tivesse uma geladeira? Pois é, o fato é que muitas pessoas na Amazônia precisam se virar sem esse importante eletrodoméstico. Com a Máquina de Gelo Solar feita pelo Instituto Mamirauá, porém, será possível criar uma máquina de gelo que não precisa de baterias, ajudando povos que não têm acesso à eletricidade a conservar seus alimentos.

Instituto Socioambiental

Outro projeto focado na Amazônia, a ideia do Instituto Socioambiental é criar um conjunto de miniusinas open source que podem ser usadas para produzir produtos florestais – o que, por sua vez, resulta em uma melhoria da tecnologia florestal e da economia da área de maneira sustentável.

Instituto Zero a Seis

Já pensou como seria útil para uma mãe de “primeira viagem” ter dicas de como cuidar de seu filho, desde a gestação até seus primeiros anos? A ideia do projeto SMSBebê é justamente essa: criar um serviço que envia mensagens com dicas para as mães aprenderem tudo o que precisam nesse processo.

Meu Rio

Com o Rede Minha Cidade, a Meu Rio tem como objetivo criar um conjunto de aplicativos que conecta cidadãos e governos de diversas cidades brasileiras em questões de política e cidadania.

Open Knowledge Foundation Brazil

Você sabe para onde vai parar o dinheiro de seus impostos? Pois o projeto Gastos Abertos: Para onde foi meu dinheiro? é justamente isso. Seu nome é autoexplicativo: ter informações constantes dos gastos públicos do Governo Federal, além do governo de São Paulo.

Google, por um Brasil melhor

Vale frisar novamente que o público vai ajudar a escolher apenas um entre os finalistas. Os outros três projetos serão selecionados por um júri, composto pela diretora do Google.org Jacquelline Fuller, o apresentador de TV Luciano Huck, a empreendedora social Viviane Senna, o empreendedor Josué Gomes e o músico MV Bill. Os quatro projetos ganhadores serão revelados no dia 8 de maio, em um evento na Google São Paulo.

Por fim, avisamos que é melhor correr se quiser ajudar a decidir o vencedor do concurso. Isso porque as votações vão apenas até o dia 7 de maio – logo, você tem apenas pouco mais de uma semana para participar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.