Project Tango: smartphone da Google é desmontado e tem hardware revelado

2 min de leitura
Imagem de: Project Tango: smartphone da Google é desmontado e tem hardware revelado

(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Você se lembra do Project Tango, anunciado pela Google pouco menos de dois meses atrás? Se antes estávamos limitados a imaginar o que esperar do aparelho através de um vídeo, agora temos a chance de entender o que esse dispositivo deve guardar nos mínimos detalhes.

Tudo isso porque a gigante de Mountain View deixou que o site iFixit desmontasse o smartphone para entender cada componente que há dentro dele. O resultado é bastante impressionante — em primeiro lugar porque o smartphone vem com um hardware capaz de fazer frente com praticamente qualquer modelo de alto desempenho no mercado.

Se você duvida, aqui está a prova: além de um potente processador Snapdragon 800, o aparelho conta com uma memória de 2 GB RAM, tem 64 GB de armazenamento interno. Para completar, o Project Tango ainda possui uma bateria de incríveis 3.000 mAh – esta provavelmente necessária para manter o funcionamento do rastreador 3D sem diminuir a “vida” do aparelho.

Project Tango, antes de ser desmontado (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Mas o que certamente mais impressionou no aparelho foi sua facilidade de reparo. Uma vez que praticamente todas as peças podem ser substituídas (com exceção do motor vibratório e das portas USB) e o processo de abrir o smartphone consiste apenas em soltar alguns parafusos, o dispositivo recebeu um 9 de 10 pontos na escala de reparabilidade.

Especificações técnicas

Apesar de a Google ter se mantido calada quanto às especificações do Project Tango, ter a chance de desmontar o aparelho permitiu que o iFixit descobrisse boa parte do hardware do smartphone. Veja logo abaixo:

  • Tela: LCD de 5 polegadas
  • Sistema operacional: Android
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz
  • Memória RAM: 2 GB LPDDR3
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Armazenamento externo: cartões micro SD
  • Câmera traseira: 4 MP com sensor infravermelho para percepção de profundidade e campo de visão de 180°
  • Conectividade: porta micro USB, porta mini USB, porta micro USB 3.0
  • Recursos exclusivos: acelerômetro/bússola/giroscópio de 9 eixos
  • Bateria: 3.000 mAh

Entendendo o mapeamento 3D

Está curioso para ver como funciona o sistema de mapeamento do Project Tango? Infelizmente, a Google não permitiu que o smartphone fosse ligado para termos uma ideia de como tudo vai ser no novo aparelho; isso não impediu o iFixit, entretanto, de arranjar seus meios para testar a câmera do celular.

(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Usando a câmera infravermelha, o grupo foi capaz de modificar o dispositivo de forma a torná-lo um projetor. Isso mostrou que o detector de profundidade age de maneira semelhante ao Kinect para identificar movimentos, projetando milhares de pontos minúsculos na parede e analisando o tamanho dos pontos de luz para calcular a distância dos objetos no cenário.

Por fim, é preciso frisar que o Project Tango se trata de um aparelho ainda em desenvolvimento. Logo, muito dele pode mudar até sua versão final – seja no design, no hardware ou na estrutura interna. Bem, vamos torcer para que, se isso acontecer, as alterações sejam apenas para melhor.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.