Google X: pesquisas que vão de hoverboards até sistemas de teletransporte

1 min de leitura
Imagem de: Google X: pesquisas que vão de hoverboards até sistemas de teletransporte

(Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company)

Embora o Google X seja conhecido como a “central de inovações” da Gigante das Buscas, em geral a maioria dos projetos estudados e desenvolvidos por seus funcionários passa longe dos olhos do público. Assim, surge como uma grata surpresa o relato que o site Fast Company publicou nesta semana, no qual são registradas algumas das iniciativas mais inovadoras da divisão — e que, justamente por essa característica, nem sempre conseguem sair de sua fase inicial de planejamento.

Entre os projetos que chegaram a ser desenvolvidos pelos laboratórios da empresa está o “Mag-lev”, um sistema destinado a criar estruturas estáveis capazes de planar sobre o solo e se mover em uma única direção — em outras palavras, algo semelhante a hoverboards. Infelizmente, o fato de que ímãs tendem a mudar constantemente suas polaridades impediu que a iniciativa fosse plenamente desenvolvida, já que objetos criados a partir do conceito tendem a ficar girando constantemente.

O Google X também trabalhou no desenvolvimento de elevadores espaciais que precisariam de cabos “pelo menos cem vezes mais fortes do que os cabos que temos atualmente”, segundo o pesquisador Dan Piponi. A alternativa encontrada, nanotubos de carbono, se mostrou inviável devido ao fato de que o comprimento máximo de um filamento do material atualmente não passa de um metro, o que forçou os cientistas a “congelar” a iniciativa.

Tentativas de violar as leis da física

O time também cogitou trabalhar em meios de possibilitar o teletransporte de seres vivos e objetos de forma semelhante ao que acontece na série Star Trek. No entanto, após diversas discussões entre os pontos a favor e contra essa possibilidade, o time chegou à conclusão de que, embora seja teoricamente viável transportar moléculas de um lugar para outro usando um aparelho eletrônico, seria preciso violar diversas leis da física para que isso se tornasse realidade.

(Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company)

Embora o Google X trabalhe em muitas ideias que se provam inviáveis, é interessante perceber que a Google está disposta a considerá-las, sem condicionar o trabalho de seus profissionais a resultados financeiros imediatos. Também é de se admirar que, mesmo que muitas das ideias trabalhadas se mostrem um tanto quanto excêntricas, muitas delas acabam influenciando de alguma maneira o desenvolvimento de produtos que se tornam realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.