Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

1 min de leitura
Imagem de: Project Ara: três modelos de celulares modulares são revelados pela Google

Fabricantes já receberam kits de desenvolvimento. (Fonte da imagem: Reprodução/ProjectAra)

Os mobiles "montáveis" de US$ 50 da Google poderão ser realidade já em 2015. O Project Ara, que pretende fazer com que smartphones e até mesmo tablets sejam rapidamente construídos, tem sido pauta de diversas discussões. Recentemente, inclusive, kits de desenvolvimento foram distribuídos a algumas fabricantes – tudo o que os desenvolvedores precisam para criar partes intercambiáveis entre os tais dispositivos está agora à disposição dos engenheiros.

“O sucesso de Ara se deve a um ecossistema rico, vibrante e diversificado de módulos que podem ser criados por uma miríade de desenvolvedores”, pode-se ler em um dos documentos que acompanha os kits. Encaixar peças, como colocar uma câmera no aparelho, alterar o tamanho de tela ou inserir um processador adequado às necessidades de cada usuário, é a principal proposta do projeto.

Alguns exemplos do que poderá ser montado. (Fonte da imagem: Reprodução/ProjectAra)

Esqueletos

A “versão Beta” de Aras conta com três esqueletos – estruturas estas que podem ser preenchidas com os mais diversos componentes eletrônicos. Chamados também de “colunas” ou de “coluna vertebral”, os painéis de base são atualmente produzidos exclusivamente pela Google. Acontece que diretrizes gerais precisam ser definidas pela Gigante das buscas para o devido intercâmbio entre peças (saiba como os componentes serão conectados um ao outro por meio deste link).

Entre os detalhes de padrão definidos pela companhia, destaca-se o que diz respeito ao mecanismo fotográfico compatível com os esqueletos: a câmera poderá ser um pouco mais expressa que os demais componentes. Baterias, carregadores, displays, alto-falantes e até mesmo termovisores são outras das peças que poderão ser presas à carcaça dos aparelhos.

Três classes de "esqueletos", divididas por tamanho. (Fonte da imagem: Reprodução/ProjectAra)

Mobiles construídos às custas de Project Ara rodarão, naturalmente, o sistema operacional Android. Importante dizer que mais detalhes quanto à iniciativa deverão ser mencionados pela Google durante conferência virtual logo na próxima semana. Não se pode falar ainda sobre datas de lançamento de Ara ao mercado, uma vez que as desenvolvedoras precisam ainda avaliar a viabilidade deste promissor e ousado projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.