8 links importantes para quem usa os serviços da Google

3 min de leitura
Imagem de: 8 links importantes para quem usa os serviços da Google

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

As discussões sobre privacidade tomaram conta da internet nos últimos anos devido especialmente às denúncias de violações por parte de governos, com fortes suspeitas de que gigantes do setor colaboraram com tal prática fornecendo informações sobre seus usuários.

Nesse panorama de “teoria da conspiração”, nem tudo está perdido, pois ainda é possível ter certo controle sobre as informações que você compartilha com os sites. A Google, uma das maiores empresas da web, oferece alguns recursos para seus usuários tomarem conta de seus dados.

Essas funções não são assim tão conhecidas de todos, mas podem ser facilmente acessadas por meio de vários links oferecidos pela própria companhia. Nós listamos alguns para você, então fique atento.

1. Controlar os serviços que acessam os seus dados

Aplicativos da web, de portáteis ou de desktop podem oferecer acesso por meio de seus dados de login do Google. É um jeito de tornar mais prático o processo de cadastro, então basta autorizar que eles tenham acesso a algumas de suas informações e pronto. Para verificar e editar quais serviços têm esse tipo de acesso à sua conta, clique no link abaixo:

https://security.google.com/settings/security/permissions

2. Ver e apagar o histórico de buscas

Um dos temas mais sensíveis nesse aspecto de privacidade é o seu histórico de buscas no Google. Além de editá-lo, apagando o registro de todas as buscas já feitas, você também pode desativar essa função, fazendo com que o buscador não memorize nenhuma busca realizada por um dispositivo no qual você está conectado. Acesse a seguinte URL:

https://history.google.com/

3. Fazer backup de todos os seus dados

Este é provavelmente um dos recursos mais interessantes oferecidos pela Google. O Takeout permite que você baixe de uma só vez todos os dados de um determinado serviço da companhia — recurso ideal para fazer backup de conteúdos de uma conta que será excluída ou simplesmente para exportá-los para outros serviços. Atualmente, a ferramenta suporta 19 serviços da Google, como Gmail, YouTube, Blogger, Orkut, Drive e Agenda. Acesse:

https://www.google.com/settings/takeout

4. Controlar os últimos acessos à sua conta

Toda vez que um login é feito em sua conta, a informação fica registrada em uma página específica para isso. Nela, você pode conferir todas as vezes em que isso aconteceu, o que ajuda a identificar possíveis acessos indevidos ao seu Gmail ou a outros serviços da Google — como no caso de alguém possuir sua senha sem você saber. Acesse a página abaixo para verificar:

https://security.google.com/settings/security/activity

5. Evitar que uma conta inativa seja excluída

As políticas de uso da Google (com as quais você concorda quando cria uma conta) incluem o direito de a companhia excluir um registro após determinado tempo de inatividade. Se você tem muitas contas, é bem provável que use umas menos do que outras — ou até que tenha aquelas que só servem para guardar emails antigos. Mas você pode configurar este serviço acessando o link abaixo:

https://www.google.com/settings/account/inactive

6. Ver e apagar o histórico de localização

Se você acessa o Google de algum dispositivo portátil, seja com Android ou iOS, é bem provável que ele tenha registrado a sua localização (essa função é ativada no app no aparelho). Esses registros ficam em um histórico exclusivo que, assim como o histórico de pesquisas no buscador, também pode ser removido. Para isso, acesse a seguinte página:

https://maps.google.com/locationhistory

7. Solicitar remoção de conteúdo

Algum conteúdo de áudio, vídeo ou imagem (ou qualquer outro de sua propriedade intelectual) está no Google de forma indevida? Saiba que a companhia oferece um formulário exclusivo para você solicitar a sua remoção. Vale lembrar que a requisição deve ser feita apenas se o problema em questão for de natureza jurídica (como é o caso da violação de direitos de autor). Para isso, acesse:

https://support.google.com/legal

8. Configurar os anúncios que chegam até você

A Google possui um sistema bastante preciso de propagandas personalizadas, que levam em conta seus dados pessoais e costumes de acesso na web para oferecer anúncios que em tese se enquadram em seu perfil. Se você deseja tornar essas indicações ainda mais precisas, pode fornecer e editar informações a seu respeito em uma página específica para isso:

https://www.google.com/ads/preferences

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.