6 coisas bizarras que a Google está planejando

4 min de leitura
Imagem de: 6 coisas bizarras que a Google está planejando

(Fonte da imagem: Reprodução/Independent)

A cada dia, a Google nos surpreende com uma novidade. Seja pela aquisição de uma nova empresa ou sugestão de uma possível tecnologia através de uma patente, a companhia consegue impressionar e amedrontar com suas ideias mirabolantes.

Nos últimos anos, a empresa evoluiu muito seus serviços e gadgets, dando passos largos com protótipos que podem revolucionar o futuro do mundo. A verdade é que a empresa tem ideias bem bizarras, algumas que talvez nunca cheguem, de fato, ao consumidor.

Ano passado, a Google obteve uma série de patentes que podem emplacar em um futuro breve. Reunimos neste artigo algumas dessas propostas malucas que podem ser muito bem aproveitadas ou que simplesmente podem acabar com a privacidade das pessoas.

1. Fotografias automáticas ao seu redor

Pensando em capturar imagens de montanhas e locais de difícil de acesso, a Google registrou uma patente em 2011 que garantiu a criação de um aparelho alongado com sensores de localização, lentes e um botão de ativação capaz de capturar imagens automaticamente de uma determinada região que esteja cercando a pessoa que está utilizando o dispositivo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Geek Wire)

Difícil entender, não? Bom, trata-se de um produto com diversas lentes que é carregado nas costas do montanhista. Com uma vara, a pessoa bate no chão quando deseja capturar uma imagem. As lentes do dispositivo automaticamente vão captar todo o entorno. Essa invenção pode, futuramente, ser aproveitada para pessoas com deficiências motoras.

2. Teclado projetado nas mãos

O Google Glass pode ser um gadget muito inteligente, mas dificilmente ele consegue entender os comandos em um ambiente muito barulhento. Para resolver esse problema e garantir uma forma rápida e fácil de digitação, a Google patenteou um teclado de projeção a laser que será exibido na mão do utilizador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Cnet)

Para conseguir compreender os comandos, o Glass deve ficar acompanhando os movimentos com a câmera. Após verificar que determinado botão foi pressionado, o gadget retorna o caractere na “tela”. Por ora, isto é apenas uma patente, mas a ideia existe e não deve ser muito difícil adaptá-la aos óculos inteligentes da companhia.

3. Seus gestos pertencem à Google!

Já imaginou como será o compartilhamento de informações nas redes sociais do futuro? A Google já teve muitas ideias! A mais genial é a interpretação de gestos do usuário. Basta usar suas mãos e posicioná-las “em forma de coração” para que o Glass interprete o gesto e entenda que você curtiu um determinado produto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Independent)

Ao verificar que você gostou de um objeto qualquer (seja um jogo ou uma roupa em uma vitrine), o Glass pode tirar uma foto e rapidamente direcioná-lo para o sistema de postagem do Google+. De acordo com as informações da patente, o gadget pode reconhecer outros gestos, mas não se sabe o que a Google vai aplicar em seu produto. Será que essa moda pega?

4. A Google cria suas postagens

Interagir nas redes sociais é divertido, mas há vezes em que não temos muito tempo para conferir as postagens do amigo, tampouco temos como comentar em determinadas mensagens. Para agilizar esse processo, a Google pretende criar textos automáticos que você possivelmente colocaria nas redes sociais.

(Fonte da imagem: Reprodução/GigaOM)

Analisando seus comentários anteriores em posts relacionados, o software da Google poderia criar uma mensagem automática para você ter maior participação nas conversas com os amigos. De acordo com os dados da patente, o aplicativo notifica o usuário antes de enviar um comentário, garantindo que nenhuma mensagem robotizada seja postada sem autorização.

5. Monitorando seus olhos para gerar melhores anúncios

A Google já tem um vasto conhecimento na área de anúncios, mas parece que a simples relação entre páginas visitadas não é algo que satisfaz a empresa. Para o futuro, a Google registrou uma patente que pretende monitorar os olhos e conferir quando as pupilas do usuário estão mais dilatadas, sabendo qual é o anúncio que está chamando sua atenção.

(Fonte da imagem: Reprodução/United States Patent and Trademark Office)

Essa tecnologia pode ser implantada no próprio Google Glass, mas também pode ser adicionada em vitrines e outros objetos que ofereçam anúncios. Com isso, a Google terá um incrível sistema que relaciona os interesses do mundo real com anúncios no mundo virtual.

6. Os anúncios não podem parar

Se você acha que o monitoramento de seus olhos não é invasão de privacidade suficiente, saiba que a Google pode ir muito além com “propagandas baseadas nas condições do ambiente”. A patente registrada em 2008 pode saber como estão as condições climáticas e oferecer anúncios relativos ao seu ambiente real.

(Fonte da imagem: Reprodução/Search Engine Watch)

Graças à enorme quantidade de gadgets com diversos sensores e equipados com o sistema Android, a Google pode verificar temperatura, umidade, som, luz e até a composição química do ar em sua volta. Com isso, os programas inteligentes de anúncios da Google não terão limites para oferecer os melhores produtos.

Tecnologias muito invasivas?

Bom, essas são apenas algumas das tantas patentes que a Google detém e que podem ser aplicadas em gadgets e serviços futuros da companhia. Ainda que sejam muito inteligentes e tenham “as melhores intenções”, não há como olhar para essas tecnologias e não sentir um bocado de receio quanto à invasão de privacidade que elas podem causar.

Será que a Google está indo longe demais? Realmente precisamos de celulares e programas tomando tantas decisões por nós? Queremos um mundo recheado de propagandas? Deixe sua opinião sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.