Doodle homenageia o físico Léon Foucault

1 min de leitura
Imagem de: Doodle homenageia o físico Léon Foucault

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A imagem trazida pelo Doodle da vez deve parecer familiar para quem puder se lembrar de suas aulas de física básica. O ícone redesenhado do Google representa o chamado “Pêndulo de Foucault”, aparato desenvolvido pelo físico Jean Bernard Léon Foucault, nascido a exatos 194 anos.

O referido pêndulo se tornou conhecido por ter sido capaz de provar o movimento de rotação da Terra. Por possuir um plano pendular não fixo, o aparelho pode oscilar livremente em direções que se sucedem ao longo do dia. A velocidade e a direção de rodação do plano pendular também permitem determinar a latitude do local da experiência, sem a necessidade de observações adicionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Foucault nasceu em Paris em 18 de setembro de 1819. Filho de um publicitário, sua primeira orientação profissional foi a medicina — da qual desistiu por um medo excessivo de sangue. Além do Pêndulo de Foucault, o físico também foi pioneiro na medição da velocidade da luz e atualmente empresta seu nome também ao asteroide 5668 Foucault e a uma cratera lunar homônima.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.