Google Play Games é o serviço de jogos multiplataforma do Google

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Games é o serviço de jogos multiplataforma do Google

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

A Google anunciou hoje, no I/O 2013, o Google Play Game Services. A plataforma deverá funcionar como uma rede social de jogos, algo como o que o Game Center já faz no iOS. Através do serviço, será possível jogar partidas multiplayer em tempo real, acompanhar placares de pontuação, salvar os jogos na nuvem e, de quebra, desbloquear conquistas especiais.

O Google Play Games tem uma proposta ousada: ser uma plataforma de suporte para que os desenvolvedores possam integrar os seus jogos em diferentes plataformas, incluindo Android, web e até mesmo o iOS — incluindo partidas cross-platform. Para completar, o serviço poderá ser utilizado a partir de sua conta do Google Plus para registrar a sua identidade e o seu progresso nos games.

A partir de agora, qualquer desenvolvedor que estiver lançando um game na Google Play poderá incluir o serviço, mas a empresa não tornará isso um passo obrigatório, apesar de deixar claro as vantagens do novo sistema.

Combatendo a pirataria

Entre as novidades estão as novas ferramentas de monitoração da pirataria, um dos maiores motivos pelos quais muitos desenvolvedores evitam lançar jogos para o Android. Através do novo sistema, por exemplo, será possível verificar se os jogos foram adquiridos ou não através da Google Play.

A compatibilidade do Google Play Services também é grande. Praticamente qualquer sistema que traga as versões mais modernas do Android (a partir da versão 2.2 - Froyo) poderá utilizá-lo. A gama de hardware compatível inclui tablets, smartphones, Google TV e até mesmo o NVIDIA Shield.

Muitos games já passarão a apresentar suporte ao sistema, como Super Stickman Golf 2 e World of Goo, Beach Buggy Blitz, Kingdom Rush, Eternity Warrior 2, entre outros. Além desses, nos próximos meses deveremos ter um grande número de aplicativos trazendo compatibilidade com o Google Play Games.

A partir de hoje, os desenvolvedores já podem encontrar as ferramentas de desenvolvimento (SDK) para que possam incluir suporte ao Google Play Games em seus games para Android, iOS e Web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.