Veja como a Terra mudou nos últimos 29 anos com o Google Timelapse

Animações em HTML5 mostram alterações em desertos, florestas e cidades.
  • Visualizações34.886 visualizações
Por Nilton Kleina em 9 de Maio de 2013

Veja como a Terra mudou nos últimos 29 anos com o Google Timelapse (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Com o Google Maps, você já pode conferir rotas e imagens de satélite atualizadas para saber como anda uma determinada região do mundo. Já o recém-lançado projeto da empresa é para os curiosos que querem saber como foram as mudanças na Terra nos últimos 29 anos.

O Google Timelapse é um serviço que mostra, a partir de animações em HTML5, uma linha do tempo de determinada região na passagem dos anos, de 1984 a 2012. O projeto, que combina mais de dois milhões de retratos tirados via satélite, foi construído em parceria com a NASA, a revista TIME e o US Geological Survey (USGS).

A Google afirma ter navegado por 909 terabytes (TB) de dados em busca das imagens mais claras da Terra ao longo de quase três décadas de história. As fotos foram unidas a partir dos motores do Google Earth.

O próprio serviço oferece alguns locais pré-selecionados com mudanças drásticas: você pode acompanhar o desmatamento na Amazônia, a expansão urbana em Las Vegas, o crescimento da costa de Dubai e um lago no Irã que diminui de tamanho a cada ano, por exemplo. Usando o zoom, é possível passear por qualquer outro ponto da Terra, com o custo de aguardar um pouco mais pelas animações.

Fonte: Google



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!