Como usar o Twitter no GMail, GTalk e iGoogle

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Twitter no GMail, GTalk e iGoogle

O Twitter surgiu como uma ferramenta para facilitar a comunicação instantânea entre pessoas de diferentes localidades do mundo que utilizam a internet. Seguindo essa nova tendência, o Google oferece ferramentas (Gadgets) que permitem integrar seus serviços com o Twitter.

TwitterGadget: Integração com o Gmail

Em primeiro lugar, abra a caixa de entrada do Gmail e clique no ícone “Labs”, localizado na parte superior direita da página. Ele se parece com um pequeno vidro de laboratório verde.

Vários recursos experimentais.

Em seguida, aparecerá uma lista de Gadgets experimentais para adicionar em seu email. Agora, procure pelo item “Adicionar qualquer gadget pelo URL” e selecione a opção “Ativar”. Clique em “Salvar Alterações” para que o Gmail reinicie e faça as mudanças necessárias.

Adicione o Gadget necessário.

Ao reiniciar, clique novamente no ícone “Labs” e escolha a aba “Gadgets”. Na caixa de texto, insira o endereço http://www.twittergadget.com/gadget_gmail.xml e clique em “Adicionar”.

Adicione o endereço de referência.

Pronto, já é possível acompanhar o Twitter através de uma pequena barra lateral no Gmail. Caso queira acessar todo o conteúdo em uma área maior, clique no link “TwitterGadget”. Isso faz com que toda a região da caixa de entrada do Gmail se transforme na sua página do Twitter.

Duas formas de acompanhar as mensagens do Twitter.

Além de acompanhar as mensagens de outros usuários e criar novas postagens, é possível ver mensagens pessoais (DM), citações (RTs), favoritos e tweets de todo o mundo. Ao postar, o usuário tem opções de enviar fotos ou adicionar caracteres especiais de uma lista. Além de tudo isso, é possível personalizar a exibição das mensagens através do ícone de configurações.

iGoogle

O mesmo Gadget pode ser adicionado à página do iGoogle de forma muito simples. Para isso, clique neste link e clique em “Adicionar ao iGoogle”. Pronto, sua página receberá os mesmo recursos citados na opção para o Gmail.

Integrando com o iGoogle.

TwiTalker: Integração com o GTalk

Se, além do Gmail e iGoogle, você também é um usuário assíduo do Google Talk (GTalk), o TwiTalker pode ser bastante útil para enviar e receber mensagens do Twitter enquanto conversa com os amigos e familiares. Para isso, visite a página http://twi-talker.appspot.com/ e clique no botão “Sign in with Twitter”.

Faça o login e permita o acesso para continuar.

O aplicativo pedirá permissão para coletar os dados necessários. Para confirmar o acesso, insira o login e senha do Twitter. A próxima janela informa um código com a chave de acesso (não feche esta página ainda).

Copie todo o conteúdo para obter acesso ao serviço.

Agora, abra o Gtalk ou o bate-papo do Gmail e adicione o contato twittalker010@appspot.com. Copie a chave de acesso e envie para este contato. Se tudo ocorrer bem, você recebe uma mensagem com a confirmação do sistema.

Envie o código de acesso para utilizar o serviço.

O contato inserido serve como interface do Twitter e possui comandos para gerenciar os tweets recebidos/enviados:

  • Mostrar a lista de comandos: -help
  • Ver o código de acesso: -v AccessKey AccessSecret
  • Remover o código de acesso: -remove
  • Modo online (recebe tweets e DM de amigos):  -on
  • Modo pessoal (apenas recebe citações e DM):-self
  • Modo offline (não recebe nenhum mensagem):-off
  • Receber as últimas citações: -@
  • Receber as últimas mensagens pessoais: -d

espaçador

O Twitter é uma das ferramentas mais usadas no mundo para compartilhar ideias, links, momentos e tudo o que caiba em 140 caracteres. O Google, por sua vez, é uma das empresas que mais busca novidades para seus produtos e possui milhões de usuários espalhados pelo mundo.

A integração do Twitter com o Google facilita o acesso dos usuários aos dois principais serviços da internet no momento. A maior dúvida neste momento deve ser: “Qual deles usar?”. Faça um teste com os três e nos diga o que mais lhe agrada. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.