Doodle do Google homenageia a primeira programadora da história

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google homenageia a primeira programadora da história

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Se você ainda não abriu o Google hoje, pode gostar de conferir o Doodle do dia. A homenagem da Gigante de Mountain View é para Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.

Ela escreveu o que é considerado como o primeiro algoritmo para ser interpretado por máquinas. Lovelace era matemática e teve parte de seu trabalho em parceria com Charles Babbage no computador mecânico.

A Condessa de Lovelace era filha do poeta Lord Byron e, em 1843, traduziu um artigo de Luigi Menabrea a respeito do funcionamento da maquina analítica, no entanto, as próprias notas da tradutora eram mais extensas que o texto em si, e é na ultima pagina da tradução do artigo que a condessa descreve aquilo que é considerado o primeiro programa de computador da história. O algoritmo servia para o cálculo dos números de Bernoulli.

A maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi a percepção de que um computador mecânico era capaz de fazer outras operações além de simplesmente responder a contas. O algoritmo criado por ela teria sua funcionalidade perfeita caso a máquina de Charles Babbage tivesse sido finalizada, mas o projeto foi concluído apenas no ano de 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.