Busca via imagens no Google ganha várias novidades

1 min de leitura
Imagem de: Busca via imagens no Google ganha várias novidades

Clique no ícone para anexar uma imagem na busca. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Você está acostumado a pesquisar por palavras no Google, mas o serviço também oferece, na página de imagens, a possibilidade de você usar uma foto para encontrar resultados iguais ou similares — basta clicar no ícone da máquina fotográfica ao lado da caixa de texto (como na imagem acima).

Depois de um ano, a empresa resolveu atualizar essa busca via imagens, na tentativa de deixá-la tão eficiente quanto as pesquisas convencionais. O blog oficial do Google Search listou as novidades, que já estão em funcionamento:

Ordem e eficiência

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A principal novidade é que os algoritmos de pesquisa foram melhorados para responder às pesquisas com os melhores resultados possíveis. Foi adicionado ainda um “best guess”, que é o equivalente ao “Estou com sorte” em sites, mas mostrando o que seria o melhor palpite do Google para o resultado de sua imagem.

Eu sei o que você quer

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O recém-lançado Knowledge Graph também está presente: ao pesquisar certas fotos, seja de pontos turísticos ou celebridades, por exemplo, o Google é capaz de reconhecer o assunto e ampliar a pesquisa de imagens, oferecendo uma breve explicação sobre o tema em uma barra na lateral direita da tela.

Sempre antenado

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Por fim, o serviço mostra que também está de olho em toda a internet: se você pesquisar uma imagem que não exista no banco de dados, haverá um ou outro site nas pesquisas que também contêm a foto – mesmo que nenhum retrato igual tenha sido encontrado no servidor do Google. Páginas que tenham relação com o resultado também surgem para que você esteja por dentro do significado da pesquisa.

Fonte: Google Search Blog

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.