O que é o Google Currents e como usá-lo?

4 min de leitura
Imagem de: O que é o Google Currents e como usá-lo?

Lançado em dezembro de 2011, o Google Currents ― chamado no Brasil de Google Atualidades ― agora está disponível internacionalmente e traz recursos novos. Para quem ainda não conhece, esse é um serviço web que formata de maneira especial as notícias e artigos publicados por jornais, revistas e sites na internet, apresentando os textos como se eles fizessem parte de uma publicação especial, que pode ter sua página virada com um simples passar de dedo.

De maneira semelhante a outros softwares do gênero, como o Flipboard, o leitor pode escolher quais serão as fontes dos textos a serem lidos. Porém, o Currents possui algumas vantagens em relação ao seus concorrentes, como a integração com o Google Translate, permitindo que as pessoas que não dominem determinado idioma possam traduzir, automaticamente, textos para a sua língua materna.

Como baixar e instalar?

Instale o Google Currents a partir do Play ou da App Store (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

É muito fácil começar a usar o Google Currents. Antes de tudo, você precisa ter um dispositivo equipado com Android ou iOS, como o iPhone, iPad ou Galaxy Tab. Depois, basta procurar pela aplicação na App Store ou no Google Play e, em seguida, instalá-la como se fosse outro app qualquer.

A seguir, é necessário vincular a aplicação à sua conta do Google. Se você usa Android, o processo é muito simples e consiste, basicamente, em selecionar a conta já cadastrada em seu aparelho, com um toque sobre a tela.

Também é possível cadastrar um perfil novo. Para isso, pressione o botão “Adicionar conta” e informe se você deseja criar um perfil ou apenas fazer login com uma conta já existente. Assim que você estiver autenticado ao sistema, já poderá começar a explorar e a usar a nova aplicação.

Construindo uma biblioteca

Tela inicial do Google Currents (Fonte da imagem: Google)

A tela inicial do Google Currents é muito simples. Na parte superior, ficam as notícias em destaque das fontes em que você se inscreveu e, logo abaixo, você encontra a “Biblioteca”. Para começar a aproveitar a ferramenta, você precisa construir a sua própria biblioteca, assinando as revistas que gostaria de acompanhar diariamente.

Para isso, basta deslizar o dedo sobre a tela para a direita ou esquerda até encontrar o ícone “Adicionar mais”. Ao clicar sobre ele, será apresentada uma lista de publicações dividida por gêneros. Basta selecionar a categoria que mais lhe agrada e, em seguida, navegar pelas fontes que a compõem. Clique no botão “Adicionar” para assinar a publicação desejada.

Gerenciando a biblioteca

Está arrependido de ter assinado uma revista ou site pelo Google Currents? Basta cancelar a assinatura ao selecionar as opções Biblioteca > Adicionar Mais > Minha Biblioteca e, em seguida, clicar no “X” ao lado do item a ser removido da lista. Como alternativa, também é possível manter o dedo pressionado sobre um dos itens da biblioteca, na tela inicial do aplicativo, até que o Google Currents apresente a opção de removê-lo.

Leitura de textos

Basta clicar sobre o título de um texto para lê-lo (Fonte da imagem: Google)

Como já era de se esperar, basta pressionar o dedo sobre o título de uma matéria para que ela seja apresentada em tela cheia para o leitor. Além de uma formatação mais limpa e com fontes agradáveis aos olhos, o texto é quebrado em páginas. Para virar a página, basta deslizar o dedo na horizontal, como se estivesse mesmo lendo uma revista comum e impressa.

Você também pode clicar sobre o ícone de uma publicação para ler apenas notícias e artigos publicados por ela. Caso esteja difícil de perceber os detalhes de uma imagem, clique sobre ela para que a figura seja apresentada em tela cheia. Retorne ao texto pressionando o botão “Concluir”.

Compartilhamento e tradução

Traduza notícias para o seu idioma materno (Fonte da imagem: Google)

Logo abaixo de cada página do texto que está sendo visualizado, estão presentes alguns ícones de ações especiais que podem ser aplicadas ao artigo. Uma das mais interessantes é a opção de compartilhar a notícia em diversas redes sociais ou, então, enviá-la por email ou link por SMS. Para isso, basta clicar sobre o símbolo que possui duas flechinhas, na parte inferior direita da tela.

E já que as fontes disponíveis estão, em sua grande maioria, escritas em inglês, talvez o leitor goste de saber que, ao pressionar a tela sobre o ícone do globo terrestre, poderá traduzir a notícia ou artigo para o português ou outro idioma utilizado pelo sistema operacional de seu tablet ou smartphone. O processo pode demorar alguns segundos, dependendo do tamanho do texto ou da velocidade de sua conexão com a internet.

Insira o Tecmundo em sua biblioteca

Quer ler as novidades do Tecmundo pelo Google Currents? Pois saiba que há um caminho que possibilita essa façanha. Para começar, você precisa adicionar o nosso feed ao Google Reader. Se não souber como proceder, consulte o tutorial sobre como utilizar o agregador de notícias da Google.

Depois disso, execute o Google Currents em seu dispositivo portátil e escolha as opções Biblioteca > Adicionar mais e, na lista de categorias, procure o item “Google Reader”. Em seguida, navegue pelos sites listados em seu perfil até encontrar a entrada “Baixaki – Tecmundo”. Para facilitar, a lista está ordenada em ordem alfabética. Basta então clicar em “Adicionar” para assinar mais essa fonte de informações.

Agora, não há desculpas para não deixar a leitura em dia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.