Mito ou Verdade: mentiras e lendas do Orkut

6 min de leitura
Imagem de: Mito ou Verdade: mentiras e lendas do Orkut

A internet é um lugar muito apropriado para a difusão de mitos e lendas sobre ela mesma. É assim quando se tem um grande número de usuários que estão descobrindo este novo universo convivendo com os veteranos e pessoas com um senso de humor um pouco mais ácido. A verdade é que nem tudo é verdade na internet e você precisa saber filtrar os boatos que andam pelo vento. Afinal, quem nunca caiu em uma brincadeira dessas?

Não é difícil encontrar recados dizendo “Veja as fotos da festa de ontem!”, ou então “Vote na minha foto para capa do álbum!”. Não se iluda, caro orkuteiro de primeira viagem, esses links não passam de mentiras feitas para que você clique em links de conteúdo duvidoso. Nem sempre os destinos contêm links, porém a grande maioria pode trazer algum risco para o seu computador. Também não é difícil ver amigos que acreditaram no recado com uma imagem do player de vídeo do YouTube com uma mensagem logo abaixo dizendo “Veja este desenho! Achei muito parecido com você!” – balela, não clique! 

Pense bem antes de colocar a certeza de um computador sem vírus e outros tipos de malware em jogo por causa de um clique em um link não confiável.   E aí vem a pergunta: “Mas como faço para descobrir se este link é confiável ou não?”, é fácil responder. Você só precisa posicionar o seu cursor sobre o link e verificar, na barra de status do navegador, o destino. Por que nem sempre o que está escrito é o link original. Se o endereço que aparecer na barra de status não for confiável, não clique! A mesma coisa vale para os recados com o player do YouTube.

É fácil tirar um printscreen da tela e usar esta imagem como link. Por isso, faça o mesmo com esta imagem. Deixe o seu mouse parado sobre ela, sem clicar e confira se o endereço que aparece na sua barra de status é realmente do YouTube. Se não for, não clique! Está assustado? Pois é, nem começamos ainda.


Outra praga orkutiana que se alastra com muitíssima facilidade são as correntes. Vocês com certeza devem se lembrar daqueles e-mails com mais de vinte pessoas nos destinatários, dizendo que havia uma menina que caiu em um poço e que agora que você leu esta mensagem será assombrado caso não repasse o e-mail para outros vinte coitados e assim por diante. No Orkut essa mesma coisa acontece, porém de jeitos diferentes. Quem nunca recebeu o recado do “Peixinho da amizade” ou então a “Casinha da alegria”?

Pior ainda são aquelas correntes que dizem “Se você não repassar este recado, a Google começará a cobrar o uso do seu Orkut!”. Mito! A Google tem por princípio não cobrar serviços como o Orkut, Gmail, Google Docs, Blogger e outros campeões de acesso. Então vem a pergunta: “Como a Google ganha dinheiro?”. Ora, a renda do Google vem, além de acessos, anúncios e propriedade de direitos autorais, do Google AdWords. Milhares de empresas compram palavras-chave ligadas aos seus negócios para que apareçam melhor nos resultados de busca. Por isso existem aqueles “Links Patrocinados” na sua pesquisa.

Por isso, não se preocupe. Nem o Orkut, Gmail ou qualquer outro serviço Google aberto ao público começará a ser pago do dia para a noite. Dizem, também, que conforme o país que está definido no seu perfil, a velocidade de acesso ao Orkut ficará mais lenta. A solução para isso seria mudar de “Brasil” para qualquer outro país, como “Estados Unidos” ou “Itália”. A verdade é que existem conexões mais velozes que as brasileiras. Por exemplo, na Coréia do Sul é possível fazer downloads e acessar páginas pesadas em uma velocidade incrível. Portanto, mudar o país no seu perfil não afetará a sua conexão real. Conclusão: mentira!

Outra história muito famosa que se alastrou pelo Orkut é a do “Vírus do Ursinho”. Há algum tempo, uma das maiores febres entre os usuários era dizer que o site de relacionamentos estava contaminado por um vírus chamado “Jdbgmgr.exe”. E ao procurar pelo arquivo pela busca do Windows via-se o ícone que, desgraçadamente, era um ursinho cinza. A história inventada pelo sujeito envolvia um superpoder deste malware que impedia que ele fosse localizado por qualquer antivírus comum. Por isso precisava ser removido à unha! Mais uma mentira. O coitado do arquivo “Jdbgmgr.exe” nunca foi vírus ou algo parecido e que, na verdade, ele é o Microsoft Debugger Registrar for Java, ou seja, uma parte importante para a utilização de aplicativos em Java.

Já pensou em alguém completamente desconhecido com acesso à sua conta do Orkut? Isso sim seria assustador! Imagine alguém que você nunca viu com o poder de dizer qualquer coisa fingindo ser você, alterando as suas fotos, comunidades, descrições de perfil e várias outras coisas. Acontece que isso foi possível há algum tempo atrás. Graças a uma falha do Internet Explorer somada a uma brecha de segurança do Orkut era possível que usuários mal intencionados pudessem descobrir os seus dados e conseguissem fazer do seu perfil tudo o que você mais temia. Portanto, mantenha seu Internet Explorer atualizado ou então mude para outro navegador.  A Google foi informada e já tomou as providências para que isso não aconteça, mas é bom se manter prevenido. Conclusão: Verdade!


Existe, também, uma lenda que reza o seguinte: se você desligar o seu monitor enquanto o Orkut está na tela de carregamento, o processo será mais rápido. Mentira! Desligar o monitor não vai mudar em nada a velocidade da sua conexão. Lembre-se: qualquer história que se refira a melhorias de velocidade no acesso do seu Orkut é mentira. O que realmente vai fazer diferença é trocar de navegador ou assinar um plano mais potente de internet banda larga, ou assinar a própria banda larga, caso você ainda não possua.

Agora vamos a algumas verdades sobre o site de relacionamentos mais acessado do Brasil. É verdade, sim, que o FBI (Federal Bureau of Investigation – Estados Unidos) e a Polícia Federal (Brasil) monitoram o Orkut e outras redes sociais. Mas fique tranquilo. Você não tem o que temer se não estiver falando sobre pedofilia, tráfico de drogas, terrorismo internacional e outros temas que certamente o colocaria na lista dos perfis procurados pelas duas entidades.

Recentemente, a Polícia Federal têm detectado e excluído diversos perfis de usuários que divulgavam material pornográfico de menores de idade. Portanto, não se preocupe! Nem o FBI nem a Polícia Federal vão ficar sabendo daquele depoimento que você mandou para a sua amiga contando as últimas novidades.

Outra lenda bastante popular é a do “Orkut rosa”. O recado diz que basta você enviá-lo para mais dez ou quinze pessoas e depois clicar em “Mídia” para ver o seu Orkut com o esquema de cores alterado para cor de rosa. Mais uma vez, não arrisque. Se você quer alterar o padrão de cores dos seus serviços, mude de navegador para um que aceite scripts de alteração de cores. Um bom exemplo é o Mozilla Firefox que permite instalar o Greasemonkey, complemente que permite alterações nas cores e padrões.

Porém, a lenda mais apelativa que rondou o Orkut e as suas comunidades diz respeito a um vídeo. Segundo esta história, você deveria procurar pelo vídeo chamado “Mereana mordegard glesgorv”no YouTube. Se tiver sorte vai encontrar alguma coisa. Porém, se você tivesse esta sorte de encontrar o vídeo, deveria assisti-lo. O conteúdo misterioso está relacionado com um homem que fica olhando fixamente para você durante vinte segundos. Entretanto, nos últimos dois segundos ele começa a sorrir. A lenda prossegue dizendo que as pessoas que assistiram a este vídeo e arrancaram seus olhos, e os enviaram para a sede do YouTube em San Bruno, nos Estados Unidos. Depois, estes espectadores sem olhos terminaram por cometer suicídio dos mais variados modos.

E você acredita em uma história dessas? Já viu ou foi enganado por algum recado malicioso ou spam? Conte para a gente e ajude a prevenir mais usuários das lendas do Orkut! E lembre-se, tome muito cuidado antes de clicar em qualquer coisa! Procure verificar a barra de status do seu navegador antes!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.