Você pode estar ajudando ao Anonymous sem saber disso

1 min de leitura
Imagem de: Você pode estar ajudando ao Anonymous sem saber disso

Após autoridades terem retirado o Megaupload do ar, o grupo Anonymous efetuou uma série de ataques aos sites de entidades que apoiam a aprovação de leis como o SOPA. Uma reportagem publicada pelo site Gawker mostra que os hackers estão usando uma nova tática para derrubar os endereços – e você pode estar tomando parte nela sem saber.

O texto de Adrian Chen afirma que o grupo está espalhando pela internet links responsáveis por iniciar ataques DDoS contra diversos sites — o endereço divulgado hospeda uma versão para web da ferramenta LOIC (Low Orbit Ion Cannon), principal arma usada pelo Anonymous para atingir seus adversários. Caso um número suficiente de pessoas acesse a página, o ataque se torna forte o bastante para tirar um domínio do ar devido ao tráfego excessivo.

O problema com o link, amplamente divulgado no chat oficial do grupo hacker e através do Twitter, é a falta de alertas quanto às consequências enfrentadas por aqueles que usam a ferramenta. Ataques DDoS são considerados crimes que podem levar uma pessoa a passar até 10 anos atrás das grades, dependendo da legislação específica de cada país.

Para usar as versões anteriores do LOIC, os participantes eram forçados a concordar com um termo de compromisso que alertava sobre os possíveis problemas relacionados à ação. A mudança no método de agir do Anonymous pode se provar muito prejudicial a pessoas que nada têm a ver com o grupo, já que elas também podem ser responsabilizadas pelos ataques ilegais — dessa forma, a melhor forma de assegurar sua segurança é evitar clicar em qualquer link suspeito relacionado aos assuntos MegaUpload e Anonymous.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.