Melhorias nas buscas do Google dão relevância a páginas mais recentes

1 min de leitura
Imagem de: Melhorias nas buscas do Google dão relevância a páginas mais recentes

Não há quem negue que o Google é o maior motor de buscas da internet, mas os desenvolvedores não se contentam e sabem que precisam continuar melhorando o sistema. Sabendo disso, a Google já anunciou que o site de pesquisas está sendo reformulado e vai ganhar um novo algoritmo que deve trazer mais confiabilidade aos resultados obtidos.

Amit Singhal, engenheiro de software da empresa, disse (em nota oficial) que, a partir de agora, os resultados vão utilizar a atualidade das informações. Ou seja, quanto mais recentes as páginas, maiores são chances de elas terem relevância sobre o termo buscado. O funcionário da Google disse ainda: “Se você busca ‘olimpíadas’, há mais chances de você estar procurando ‘Londres em 2012’ do que por ‘Atenas em 1896’”.

O sistema Caffeine de indexação (que permite que as páginas apareçam nos resultados poucos segundos após terem sido publicadas) vai ser modificado e cerca de 35% de todas as pesquisas devem ser afetadas pela novidade. Além disso, serão aplicadas três grandes modificações no algoritmo do motor:

  • Eventos recentes/tópicos quentes: determinados assuntos ganharão mais destaque quando procurados. Se os usuários buscarem “greve dos correios”, vão receber resultados mais recentes, sempre de fontes confiáveis (sites de maior relevância);
  • Eventos recorrentes: alguns fatos que acontecem com mais frequência, como esportes, programas de televisão e eleições, terão sempre os resultados mais recentes mostrados primeiro;
  • Atualizações frequentes: assuntos que não se encaixam nas descrições anteriores terão os resultados mais recentes mostrados primeiro, por estarem em constante atualização.

Em resumo, as atualizações vão fazer com que o sistema do Google seja ainda mais inteligente. Ele vai saber quando precisa mostrar resultados por ordem de atualidade e quando as informações devem ser exibidas por relevância de fonte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.