Google reúne fabricantes em acordo de licenciamento de patentes Android

1 min de leitura
Imagem de: Google reúne fabricantes em acordo de licenciamento de patentes Android
Imagem: The Next Web

Em maio do ano passado, a Google saiu vitoriosa em uma exaustiva batalha judicial contra a Oracle, que alega uso indevido de linhas de código do Java. Esse foi apenas um dos episódios de inúmeras “Guerras das Patentes” que envolvem diversas companhias de tecnologia no mundo todo. Para evitar processos desnecessários, a Gigante das Buscas anunciou um acordo de licenciamento entre fabricantes que utilizam o Android.

Fazem parte do grupo inicial as empresas Samsung, a HTC, a LG, a Foxconn, a Coolpad, a BQ, a HMD e a Allview

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Batizado de “The Android Networked Cross-License”, ou PAX, o documento “cobre aplicações Android e Google pré-instaladas em dispositivos que sejam compatíveis com os requisitos Android”. Ou seja, a partir de agora todos os membros desse grupo garantem direitos uns aos outros, sem a cobrança de royalties pela propriedade intelectual de softwares.

O pacto está aberto para qualquer empresa e já fazem parte dessa convenção a Samsung, a HTC, a LG, a Foxconn, a Coolpad, a BQ, a HMD e a Allview que, juntas, detêm um total de 230 mil patentes ao redor do globo. “No mundo da propriedade intelectual, a paz na disputa por patentes muitas vezes coincide com a inovação e a concorrência saudável, que beneficiam os consumidores. É com a esperança de trazer tais benefícios que estamos anunciando a nossa mais recente iniciativa”, comenta Jamie Rosenberg, vice-presidente de negócios do sistema operacional do robô verde.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.