Campanha da Google quer ajudar pequenas empresas a crescer na internet

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Imagem: Chatmeter

Muitos brasileiros têm apostado em negócios próprios como uma forma de prosperar em tempos de crise, mas nem todos sabem como fazer os investimentos necessários para isso. Pensando nisso, Google lançou uma campanha feita para mostrar aos pequenos e médios empreendedores como suas ferramentas podem dar mais visibilidade para seus negócios mesmo sem gastar nada - ou gastando muito pouco.

Com o nome “Juntos dá para fazer mais”, a campanha mostra casos de pequenas empresas que cresceram consideravelmente ou até escaparam da falência depois de passar a utilizar os serviços da Gigante das Buscas. Confira a seguir o primeiro vídeo que a Google preparou:

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“Tô duro, Google. Me ajuda”

Para quem não tem condições de gastar nada, a empresa oferece o Google Meu Negócio. O recurso permite que qualquer pessoa ou firma insira informações sobre seus serviços, produtos e lojas na pesquisa do Google, no Google Maps e na rede social Google+.

Dessa forma, os clientes não somente descobrem a existência da sua companhia com mais facilidade, mas saberão como chegar lá, quais os horários de funcionamento e números de telefone. Além disso, eles conseguirão indicar seus serviços e produtos para amigos e fazer avaliações na hora, estimulando a criação de um público fiel.

O Google Meu Negócio é gratuito e torna sua empresa mais fácil de encontrar na internet

A Google também destaca o seu sistema de suporte grátis, com atendentes humanos dispostos a dar dicas e sugestões para ajudar quem está começando ou deseja aumentar a eficiência de suas ações pela internet. São cerca de 900 chamados atendidos todos os dias com um nível de satisfação que supera os 90%.

Investimento com retorno visível

Empresas que estão dispostas a dar o próximo passo e investir para atrair mais clientes podem utilizar as plataformas do Google AdWords e AdWords Express. O primeiro funciona como uma plataforma completa para empresas de qualquer tamanho que desejam que seus anúncios atinjam pessoas que fazem buscas por termos específicos.

Para usar o AdWords, basta que o interessado crie o título de descrição da sua propaganda – o que pode ser feita com ajuda gratuita do suporte da Google –, escolha as palavras-chave que farão com que o anúncio apareça nas buscas e determine o valor máximo que pode pagar por dia. Como o anunciante só paga quando os clientes em potencial telefonarem ou acessarem seu site pelo serviço de pesquisa, o retorno do investimento é mais visível.

É possível ainda, a qualquer momento, ajustar o orçamento, alterar o anúncio, interromper e reiniciar sua exibição. Tudo isso vale também para o AdWords Express, com a diferença de que o anúncio aparece nas buscas baseadas na localização dos usuários – você pode determinar de onde serão as pessoas que poderão ver sua propaganda no Google.

Crescimento fácil de ver

Uma das maiores vantagens do serviço de anúncios da Gigante das Buscas é o fato de que tudo pode ser facilmente acompanhado com o Google Analytics. Ainda que seu funcionamento seja um pouco mais complexo, é possível solicitar a ajuda do suporte da Google para conseguir utilizar as ferramentas para avaliar vendas, números de acessos e até mesmo sua performance nas redes sociais, entre outras coisas.

A Fundição Sacheto quase fechou as portas, mas diz ter virado o jogo com os serviços da Google

Durante o evento em que apresentou sua nova campanha, a empresa de Mountain View também exibiu alguns casos de pequenas e médias empresas que conseguiram crescer ao usar os serviços da Google. Um dos casos mais marcantes é o da Fundição Sacheto, da cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste, cujo dono diz que pensava em fechar o negócio antes de descobrir o AdWords, mas agora conseguiu reverter a situação e passou a vender para o país todo.

De acordo com Celso Frederico Jr., um dos fundadores da companhia, o investimento inicial nos anúncios no buscador foi pequeno e aumentou aos poucos, mas hoje praticamente todos os clientes a Sacheto vêm mecanismo de busca. Outros exemplos foram a empresa de motoboys online Loggi, a loja virtual de perucas para mulheres negras Tress Cabelos e a marca de acessório para animais de estimação Zee Dog, todas relatando crescimentos impressionantes depois de passarem a utilizar os serviços da Google.

Para saber mais sobre a campanha “Juntos dá para fazer mais” e conferir mais informações sobre as ferramentas que a Gigante das Buscas oferece para pequenas e médias empresas, clique aqui.

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