Acusado de plágio, app do Orkuti é banido da Play Store pela Google

1 min de leitura
Imagem de: Acusado de plágio, app do Orkuti é banido da Play Store pela Google
Imagem: TecMundo

Um dos mais populares “sucessores espiritais” do Orkut, a rede social brasileira Orkuti teve seu aplicativo banido da Google Play Store na última segunda-feira (8). De acordo com o desenvolvedor Alex Becher, a remoção do app foi notificada pela Gigante das Buscas, que demonstrou não ver a plataforma dos brasileiros como uma simples homenagem do finado serviço, mas sim como uma violação de regras da loja online.

De acordo com a companhia de Mountain View, o Orkuti infringia as políticas da Google Play por fazer uso de marcas protegidas por direitos autorais. Embora os pontos específicos que causaram problemas não tenham sido especificados no email, acredita-se que os principais problemas sejam o nome da rede social e sua identidade visual, muito semelhantes aos do Orkut.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“É muito triste pois estou desde 30 de setembro de 2014 me dedicando ao Orkuti e tinha muitos planos para o aplicativo, que inclusive já estava com 500 mil instalações e mais de 3 mil comentários. Agora vem a Google e, como fez com o Orkut, tira da gente sem ao menos dar chance de defesa”, disse Becher ao TecMundo.

O sonho não acabou

O desenvolvedor afirma jamais ter desejado plagiar alguém e diz ter criado o Orkuti por paixão ao Orkut, com o intuito de “resgatar aquele tempo em que as pessoas conversavam pelo computador”. Embora o app tenha sido banido, Becher ressalta que a versão web da rede social continua funcionando e diz pretender continuar investindo nela, que já conta com 1,3 milhões de usuários, mas teme que a Google também tente tirar o site do ar.

Entramos em contato com os representantes da Gigante das Buscas no Brasil para saber qual o posicionamento oficial da empresa com relação ao caso e saber se ainda há chance do app de adequar às regras para poder voltar à loja. Atualizaremos a notícia assim que obtivermos resposta.

-----

Atualização: em resposta ao TecMundo, a Google afirmou que não faz comentários a respeito de aplicativos específicos e reforçou que suas políticas foram desenvolvidas apra oferecer "uma ótima experiência para usuários e desenvolvedores".

Conferindo os termos de utilização da Play Store, é possível encontrar trechos que tratam de questões específicas que parecem se encaixar no caso do Orkuti. Entre as práticas condenadas pela política da loja online estão a falsificação de identidade, uso não autorizado de conteúdo protegido por direitos autorais e violação de marca registrada. Saiba mais clicando aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.