'Minha Conta', da Google, vai incorporar busca de aparelhos perdidos e mais

2 min de leitura
Imagem de: 'Minha Conta', da Google, vai incorporar busca de aparelhos perdidos e mais

A Google está lançando hoje (01/06) novos recursos na sua central de segurança “Minha Conta”. O serviço já está no ar há um ano e, agora, poderá também rastrear smartphones Android e iOS perdidos. Essa novidade funcionará basicamente da mesma forma que o atual Gerenciador de Dispositivos da Google Play, porém de forma mais abrangente.

Originalmente, essa novidade foi desenvolvida para funcionar apenas com celulares e tablets Android, mas também chegará ao iOS hoje. Contudo, algumas funções ficarão limitadas, uma vez que o recurso é nativo do Robô e, na plataforma da Apple, funcionará através de um app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, assim como já é possível fazer no Android, será possível também no iOS encontrar um aparelho perdido através de um mapa, alterar o toque, fazê-lo tocar alto para que seja encontrado, entre outras.

O que não vai dar para fazer é restaurar o sistema e apagar todos os dados dos iPhones e iPads. Isso só funcionará no Android. Ainda assim, a novidade permitirá que dados da Conta Google sejam eliminados do iGadget. A partir daí, links para o iCloud serão sugeridos para fazer o bloqueio e restauração definitivos.

Mais acessível

Além de trazer a busca de smartphones perdidos para o Minha Conta, a Google vai também tornar o acesso a essa central de segurança mais simples. Você poderá, por exemplo, fazer uma pesquisa pelo seu nome no Google e receber um cartão que oferece acesso ao Minha Conta. Lá, será possível revisar opções de segurança, incluindo dados como email de recuperação, número de celular e autenticação em duas etapas.

Se você der o seguinte comando de voz ao seu dispositivo: “ok, Google… mostre minha conta”, será possível também ter acesse a esse cartão e conferir a página do Minha Conta normalmente.

Essas duas possibilidades, entretanto, chegam hoje apenas aos EUA. Segundo a empresa, “o Brasil está na lista de países prioritários, e a liberação das novas opções deve acontecer em breve”. Ainda assim, não há uma data definida para isso.

Aniversário

O especialista em segurança e gerente de produto da seção de autenticação da Google, Rodrigo Paiva, conversou com o TecMundo e destacou os feitos do Minha Conta com apenas um ano no ar. “Um bilhão de usuários passaram pelo Minha Conta nesse último ano e, para comemorar esse aniversário, nós estamos lançados essas duas novidades”, comentou Paiva.

Um bilhão de usuários passaram pelo Minha Conta nesse último ano

Ele ainda explicou que, de fato, essa central tem feito a diferença na forma como as pessoas lidam com seus dados na web. “Desse um bilhão de visitantes, 50% fizeram alguma ação no site [verificaram senha, conferiram dados pessoais etc...], uma taxa de conversão que nos deixa bem motivados para continuar trabalhando”, revelou Paiva.

Se você ainda não conhece a central Minha Conta, da Google, clique aqui e veja como é possível melhorar a sua segurança online no que tange os serviços da Google que você usa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.