Aplicativo do Google transforma seu smartphone em um laboratório portátil

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo do Google transforma seu smartphone em um laboratório portátil

O Google anunciou esta semana o lançamento do Science Journal, um aplicativo para Android que promete transformar qualquer smartphone em um laboratório portátil. A ferramenta indicada tem como foco ensinar crianças a utilizar os sensores dos aparalhos para criar experiências científicas.

De acordo com o anúncio oficial, “o Science Journal é uma ferramenta de ciências para seu smartphone. Use os sensores do seu telefone ou conecte-o a sensores externos para fazer experimentos no mundo ao seu redor. Organize suas ideias em projetos, faça previsões, anotações e colete dados de diferentes testes, depois registre e analise os resultados”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gráficos e tabelas

Observar, questionar e observar

O aplicativo usa os sensores do telefone para medir e registrar dados em tempo real, incluindo o movimento, luz e som. Além disso, ao contrário de outros aplicativos do gênero, o Science Journal registra todos os dados em gráficos e tabelas, além de organizar todas as anotações em suas observações.

Por exemplo, você pode adicionar uma nota de voz enquanto estiver tirando medidas para ajudar você a se lembrar de detalhes específicos ou variáveis que pode ter mudado. Você pode então comparar os resultados de suas várias experiências para chegar a sua conclusão.

Quanta luz existe dentro e fora do meu quarto? O latido do meu cachorro é mais alto que o meu?

Além disso, o Google também tem uma parceria com a Exploratorium  para vender kits de laboratório para ir junto com Science Journal que incluem materiais de artesanato ou sensores extras para ajudar a completar os seus dados ou medir variáveis que o smartphone não é capaz de fazer.

O aplicativo Science Journal pode ser adquirido gratuitamente através deste link na Play Store. Não existe nenhuma previsão de lançamento para iOS e Windows Phone. Existe ainda um site que serve como inspiração para os novos cientistas, apresentando dicas, novidades e experimentos realizados com a ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.