Voice Acess da Google permite navegar por seu smartphone sem usar os dedos

1 min de leitura
Imagem de: Voice Acess da Google permite navegar por seu smartphone sem usar os dedos

A Google estreou na última segunda-feira (11) o recurso Voice Acess, que complementa as funções do Google Voice e as expande para além dos limites do sistema de buscas da empresa. Com o novo recurso, é possível navegar pelas principais áreas de seu smartphone sem ter que tocar na tela em nenhum momento.

O conceito de funcionamento da nova solução é simples: ela associa uma série de números aos elementos mostrados em tela, e basta falar um deles para que a interação adequada seja acessada. Uma solução semelhante já era empregada pela companhia em certos aplicativos, mas a novidade tem a vantagem de trabalhar com uma quantidade maior de softwares.

O recurso oferece novas opções de acessibilidade a seu smartphone

Embora o recurso seja voltado a quem sofre com alguma limitação física, não é difícil ver ele sendo aplicado em outros contextos. O Voice Acess deve se provar bastante útil em dias frios nos quais você não quer tirar as mãos do bolso ou quando suas mãos estão ocupadas cozinhando, por exemplo.

Atualmente em fase de testes Beta, o aplicativo exige um registro para que você possa utilizá-lo — infelizmente, não há vagas abertas no momento. Mesmo ainda incompleto, o recurso já atua de forma bastante robusta e tem a capacidade de beneficiar bastante quem tem que lidar com algum tipo de limitação e não quer ficar longe do mundo da tecnologia.

Você costuma usar os recursos de acessibilidade de seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.