1 milhão de contas do Gmail foram hackeadas pelo governo

1 min de leitura
Imagem de: 1 milhão de contas do Gmail foram hackeadas pelo governo

A Google confirmou que mais de um milhão de contas do Gmail foram visadas por hackers governamentais. Inicialmente, estas contas estão baseadas nos Estados Unidos da América. Normalmente, quando o seu email é visado, a própria Google costuma enviar um alerta para você tomar alguma medida de segurança imediatamente.

"Há uma chance de que isso seja um alarme falso, mas acreditamos que 'hackers governamentais' estejam tentando lhe enganar para conseguir a sua senha. Nós não podemos relevar a dica porque estes invasores vão se adaptar, mas isso acontece com menos de 0,1% de todos os nossos usuários do Gmail", diz o alerta da Google para contas suspeitas, que você vê aqui embaixo.

A Gigante das Buscas não forneceu um número exato de contas, mas comentou que os alvos incluem "ativistas, jornalistas e políticos com posições corajosas pelo mundo". Contudo, é fácil chegar na quantia de contas visadas, como citamos anteriormente. Hoje, o Gmail possui 1 bilhão de usuários e, 0,1% desse número: 1 milhão.

Para combater isso, a companhia comentou que vai melhorar a navegação segura, ferramenta que impede que os usuários do Google Chrome naveguem em sites que possam causar problemas ao PC, como malware ou phishing.

Se você está preocupado, uma das medidas é encriptar o seu email. Caso não saiba como fazer isso, você pode acompanhar alguns tutoriais aqui no TecMundo. E o que acontece se um hacker do governo conseguir a sua senha? Ele pode "te espionar, acessar os seus dados e realizar várias outras atividades" com as suas informações.

Como você protege o seu email? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.