Google Tradutor faz evento culinário espanhol virar “festival do clitóris”

1 min de leitura
Imagem de: Google Tradutor faz evento culinário espanhol virar “festival do clitóris”
Imagem: Montagem TecMundo

Muitos dos visitantes da “Feria do grelo”, realizada da cidade espanhola de As Pontes, certamente vão ficar desapontados ao descobrir que o evento era voltado para a degustação de algo muito diferente do que o esperado. Por conta de um erro do Google Tradutor, os organizadores da festa gastronômica recentemente vinham divulgando a ocasião como se fosse um “festival do clitóris”.

Localizada no noroeste da Espanha, As Pontes é uma das cidades em que o idioma predominante é o galego. Por esse motivo, a língua foi utilizada pelos dirigentes do evento para escrever o anúncio oficial da festa anual da iguaria. O problema aconteceu quando os organizadores resolveram usar o Google Tradutor para passar o comunicado para o castelhano, fazendo a delicada parte do corpo feminino tomar o lugar da iguaria vegetal.

Como ninguém notou o engano, o texto acabou ficando meses no site da cidade, atraindo a atenção do público de uma forma bastante inesperada. “O clitóris é um dos produtos típicos da cozinha galega. Desde 1981, [...] o festival fez do clitóris uma das iguarias de maior destaque da gastronomia local”, dizia o anúncio em espanhol.

Falta de sacanagem

Montserrat García, a representante da cidade de As Pontes, diz acreditar que o tradutor da Google confundiu o termo galego “grelo” pela versão portuguesa da mesma palavra, que pode tanto se referir ao vegetal quanto servir como gíria para o clitóris. Os organizadores do evento enviaram uma queixa formal para a Gigante das Buscas, que mudou a tradução para “broto”.

Mesmo com todo o constrangimento, no entanto, García afirma que a confusão teve um lado positivo, já que o burburinho gerado pela “festa do clitóris” atraiu a atenção do público para o evento. “Isso se tornou uma maneira – ainda que bastante estranha – de promover o nosso festival”, disse a representante.

A “Feria do grelo” acontece anualmente em As Pontes, no mês de fevereiro, e sua edição de 2016 continua confirmada. Resta agora saber se os curiosos que aparecerem realmente vão se interessar pelos pratos baseados na iguaria vegetal ou se estão mais ansiosos para conhecer outro tipo de atração local.

Qual foi o erro mais bizarro que você já viu por causa do Google Tradutor? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.