Coisas divertidas para fazer com o Google Translate

3 min de leitura
Imagem de: Coisas divertidas para fazer com o Google Translate

A tradução é uma arte muita controversa e várias pessoas acreditam que não é possível desenvolver um tradutor virtual perfeito, já que a linguagem é uma ferramenta que se modifica muito constantemente para ser reproduzida em um software.

Seja como for, tradutores existem e as pessoas os usam o tempo todo, seja para entender uma página da Wikipédia, se comunicar com um amigo estrangeiro, compreender um tweet de um chinês, ou simplesmente conferir aquela palavra importante antes da prova de inglês.

O mais conhecido dentre eles, não há dúvidas, é o Google Translate, que realiza conversões de textos quase que instantaneamente entre várias línguas e ainda fornece a opção de ouvir o resultado, no caso de frases menores. Nas traduções entre línguas de maior relevância, como o inglês, o espanhol e mesmo o português, a versão traduzida costuma ser bastante satisfatória, mas em línguas “menores” nem sempre é assim.

O objetivo deste artigo é mostrar alguns usos diferentes para o Google Translate: de pessoas que descobriram como usar a ferramenta para se divertir, ou simplesmente para fazer coisas que ninguém havia feito antes. Então vamos a elas.

Imitando barulhos

Todo mundo já tentou escrever uma frase em sua língua nativa e ver como ela é pronunciada usando o filtro de outra língua. A brincadeira evoluiu e algumas pessoas descobriram que era possível imitar sons usando Google Translate. O exemplo mais famoso é o da Beatbox em alemão.

Motor croata

Mas esta não é a única opção. Como mostra a imagem acima, insira uma sequência grande “erres”, e nas opções de língua de entrada e saída escolha o idioma croata. O efeito se parece bastante com um motor de carro, ou uma motosserra. A mesma sequência em húngaro pode não parecer um motor, mas também é cômica. Aproveite para tentar “q q q q q q q q” em alemão.

Conversar sem saber o que está falando

Recentemente, um vídeo ficou famoso na internet, no qual duas garotas pediam comida indiana pelo telefone, conversando em híndi com o atendente usando apenas o Google Translate. A ideia delas foi preparar várias frases usadas comumente nesse tipo de serviço, como “olá, gostaria de pedir comida” e “meu endereço é”, e clicar em ouvir toda vez que o atendente parasse de falar. Assista ao vídeo para entender melhor:

Difícil dizer se o vídeo é verdadeiro, mas não se pode negar que a ideia é bastante engenhosa. Passeando por uma cidade estrangeira, ou querendo testar se os atendentes do restaurante japonês local realmente sabem a língua, por que não testar essa ideia?

Tradução simultânea de tweets

O Google Translate é bastante eficiente e largamente usado. Justamente por isso, nas últimas versões do Google Chrome, ele vem incorporado ao navegador nativamente, e pode ser usado para traduzir qualquer página instantaneamente.

Para os usuários que preferem o Firefox, a ferramenta pode ser instalada através de complementos. Há a vantagem, porém, de que com os plugins você pode ter acesso a outras funcionalidades. Usando o Greasemonkey, por exemplo, e mais um script de usuário, é possível ter qualquer tweet traduzido instantaneamente a partir do Google Translate.

Tweet traduzido

Com este script, qualquer tweet será automaticamente traduzido para a língua do navegador. Como mostra a imagem acima, palavras abreviadas ou gírias podem não ser convertidas corretamente, mas o essencial da mensagem é passado. Tudo muito simples de fazer.

Chat em qualquer língua

Agora uma ferramenta fornecida pelo próprio Google. Trata-se de um bot, ou seja, uma ferramenta programada para funcionar sozinha, que traduz automaticamente qualquer frase enviada. A graça é que esse bot pode ser adicionado em qualquer conversa do Gtalk, e ser usado como mediador entre dois usuários que não falam a mesma língua.

Há bots para traduções entre várias línguas. Você encontra a lista completa aqui. Basta adicionar o nome do bot na frente do endereço @bot.talk.google.com e inseri-lo nas conversas. Você também pode acionar o bot para traduzir frases. Teste, por exemplo, o de tradução de inglês para português, clicando aqui.

Bot tradutor

.....

O que você achou destes usos diferentes do Google Translate? Aproveite para deixar seu comentário no espaço abaixo e caso você tenha pensado em uma forma de usar a ferramenta na qual ninguém pensou, relate-a também. Esperamos ansiosos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.