Treinamento do Google ajuda cariocas com os idiomas durante as Olimpíadas

1 min de leitura
Imagem de: Treinamento do Google ajuda cariocas com os idiomas durante as Olimpíadas

Mais de 10 mil atletas de 204 países e mais de 500 mil turistas passarão pelo Rio até agosto. E, apesar de mundialmente reconhecidos pelo charme e simpatia, 95% dos brasileiros não falam nenhum idioma além do português, conforme pesquisa feita pelo Ibope.

Como é que essas pessoas vão se comunicar? Bom, a opção mais comum é pelo embromation combinado com uma linguagem dos sinais, mas o Google pensou em uma resposta melhor: tecnologia.

A empresa pretende atingir 1 milhão de brasileiros com o treinamento presencial do app do Google Tradutor para se comunicar por voz e por escrito em 100 idiomas, inclusive quando estiverem sem conexão com a internet. O Google também vai ensiná-los a traduzir instantaneamente textos, como cardápios e placas, impressos em português para o inglês. Abaixo você pode ver a lista de todos os parceiros do Google até o momento.

Parceiros do projeto

Treinamento presencial

No Rio, o treinamento será presencial para trabalhadores de setores que estão diretamente ligados a essa maré alta de turistas. São motoristas e cobradores de ônibus, taxistas, vendedores de quiosques, monitores de museu, entre outros. Não foram divulgados horários ou mapas de locais.

A novidade contou com um breve workshop nesta terça-feira (10), em Copacabana, no Rio de Janeiro, que ensinou a taxistas, cobradores de ônibus e outras pessoas que trabalham com atendimento a usar recursos do Google Tradutor no dia a dia, para serem capazes de traduzir texto, áudio e fotos de placas.

Treinamento online

Treinamento online

Além das sessões de treinamento nas empresas, a Google vai realizar diversas blitze em praias, bares e restaurantes. Qualquer pessoa interessada pode realizar o treinamento através deste link a qualquer momento, de graça.

O vídeo de treinamento dura 3 minutos e 37 segundos, ensinando como usar o aplicativo do Tradutor, de forma simples e ilustrada. São apresentadas funções como o “modo conversa”, por voz, no qual basta selecionar o idioma que preferir e falar no microfone do celular para ver a tradução. O recurso também pode ser usado com digitação de texto.

As ferramentas do Google são suficientes para a comunicação básica durante as Olimpíadas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.