Google Street View agora inclui o Maciço do Mont Blanc

2 min de leitura
Imagem de: Google Street View agora inclui o Maciço do Mont Blanc

A Google firmou uma parceria com diversos exploradores, fotógrafos, corredores, esquiadores e produtores de filmes para trazer ao serviço Street View todos os ângulos possíveis do Maciço do Mont-Blanc, cadeia de montanhas europeia entre a França e a Itália. Com Photo Spheres em 360 graus, é possível ver em detalhes cada trecho da Goûter Route, via de acesso mais fácil para o cume do Mont Blanc, por exemplo.

Você poderá apreciar a vista do cume da montanha ao lado do corridor Kilian Jornet (que detém o recorde de subida e descida do Mont Blanc em menos de 5 horas). Junto com o alpinista Ueli Steck, é possível fazer uma escalada virtual pela região, além de várias outras atividades de encher os olhos de quem não pode fazer isso in loco. Contudo, mostrar a beleza da montanha mais alta da Europa ocidental e as demais formações geológicas em volta dela não é o único motivo para a adição feita pela Google.

Os glaciares da região estão derretendo por conta das mudanças climáticas, e o tour virtual tem o objetivo de chamar atenção para esse fato, assim como servir de registro histórico e científico do estado atual do acúmulo de gelo e neve no alto das montanhas. Dessa forma, as alterações poderão ser comparadas no futuro para identificar a velocidade com que o derretimento avançou ano após ano. Patrick Gabarrou, guia que já levou mais de 300 excursões até o alto do Mont Blanc, gravou um vídeo explicando a situação.

O tour virtual do Maciço segue outros feitos recentemente pela Google para conscientizar as pessoas a respeito das questões ambientais. As compilações de imagens mostram o derretimento das camadas de gelo em estações de esqui em Churchill, na província canadense de Manitoba e o impacto negativo que as mudanças climáticas estão causando nos raros carvalhos azuis da Califórnia.

A equipe completa de profissionais que ajudou a Google com os registros do Maciço do Mont Blanc é composta por:

  • Kilian Jornet – corredor recordista
  • Ueli Steck – alpinista
  • Laetitia Roux – campeã de esqui em encosta de montanha
  • Patrick Gabarrou – Guia com mais de 300 excursões realizadas ao topo do Mont Blanc
  • Catherine Destivelle – escaladora
  • Candide Thovex – esquiador
  • Renan Ozturk – produtor de filmes
  • Jonathan Griffith – fotógrafo
  • Korra Pesce – guia que carregou a câmera Trekker por todo o caminho de subida e descida da Goûter Route

Para visitar virtualmente o belo conjunto de montanhas na Europa, clique aqui.

Na sua opinião, qual é a cadeia de montanhas mais bonita do mundo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.