Como tirar fotos em 360 graus com seu celular e publicar no Street View

1 min de leitura
Imagem de: Como tirar fotos em 360 graus com seu celular e publicar no Street View
Imagem: Virtual City
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Muito antes da popularização dos óculos de realidade virtual, a Google já permitia que os internautas “viajassem sem sair de casa” através do Street View, um serviço derivado do Google Maps. Com a ajuda de tal plataforma, qualquer indivíduo pode explorar praticamente qualquer lugar do mundo, visualizando fotografias em 360 graus de ruas e ambientes internos importantes (como museus, bibliotecas e assim por diante).

O que você provavelmente não sabe é que, hoje em dia, a Gigante das Buscas permite que você mesmo crie suas próprias imagens imersivas e envie-as para o serviço em questão. Não é necessário ter quaisquer equipamentos especiais para criar uma foto dessas — basta usar o seu próprio smartphone ou tablet, seja ela equipado com o sistema operacional Android ou com o iOS. Tudo o que você precisa é do app oficial do Street View.

Ao abri-lo, toque no ícone da câmera localizado no canto inferior esquerdo da tela; ignore as outras opções que surgem na tela (“Vincular câmera 360 ext.” e “Importar foto 360”) e toque novamente na alternativa “Câmera”. Para criar a imagem imersiva, você precisa ir fotografando o cenário ao seu redor aos poucos, mantendo o círculo no centro da tela alinhado com as bolinhas laranja que vão aparecendo.

Uma vez que você tenha concluído a sua foto em 360 graus, volte para a interface principal do Street View e acesse a aba “Privadas”. Você deve encontrar sua obra na seção “Prontas p/ publicar”. Selecione-a e toque no botão “Enviar”; uma janela de confirmação será aberta explicando que tal imagem será exibida publicamente no Google Maps e outros produtos da companhia. Se estiver de acordo, toque em “Publicar”.

Clique aqui para baixar o Google Street View para Android e aqui para baixar a edição de iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.