Google está criando 'novo mecanismo de busca' exclusivamente para mobile

1 min de leitura
Imagem de: Google está criando 'novo mecanismo de busca' exclusivamente para mobile

A Google está trabalhando na criação de um novo indexador de resultados de buscas exclusivamente para pesquisas feitas em aparelhos mobile. Isso quer dizer que a empresa está praticamente preparando um “novo mecanismo de buscas” para smartphones, tablets e outros para que seja mais prático mostrar resultados de páginas já adaptadas para telas pequenas primeiro.

A empresa estaria procurando uma solução mais adequada para se manter como o buscador mais relevante em uma web “mobile first”

Como está hoje, o indexador de resultados do Google é um só para todas as plataformas, e foi originalmente pensado para computadores desktop.

A empresa tem atualizado esse index para priorizar páginas mobile nos resultados de buscas feitas em smartphones e tablets, mas isso aparentemente não tem surtido os efeitos desejados. Dessa forma, a empresa estaria procurando uma solução mais adequada para se manter como o buscador mais relevante em uma web “mobile first”.

Primário e secundário

Esse novo index se tornaria o principal método de organização de resultados para a Google, e o index tradicional para desktop ficaria em segundo plano, provavelmente menos atualizado que o novo. Essa mudança deve acontecer já nos próximos meses, segundo confirmou Gary Illyes, da Google, ao Search Engine Land durante a Pubcon, uma conferência sobre marketing digital.

O anúncio dessa mudança para um buscador genuinamente desenvolvido para plataformas mobile foi feito por Illyes nesse evento e, posteriormente, confirmado por seus colegas no Twitter.

Foi ressaltada ainda a importância de páginas mais leves e que carregam mais rápido em smartphones, o que talvez seria também uma condição para dar prioridade a determinados sites em buscas do futuro index mobile.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.