Especialistas russos detectam trojan em mais de 60 jogos da Play Store

2 min de leitura
Imagem de: Especialistas russos detectam trojan em mais de 60 jogos da Play Store

Uma nova técnica hacker foi detectada por especialistas em segurança virtual da Doctor Web, empresa de antivírus da Rússia. Desta vez, o alvo é a Google Play Store: um trojan é plantado em mais de 60 jogos e compromete dados pessoais dos usuários enquanto eles estão jogando.

O código malicioso fica escondido dentro de imagens de jogos para Android. Eles são “mascarados” para que não exista nenhuma diferença aos olhos do jogador. Batizado de Android.Xiny.19.origin, o novo malware do sistema operacional mobile da Google atua como um trojan executando um código malicioso logo após os apps terem sido baixados num dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com os pesquisadores, o trojan é concebido para “baixar, instalar e executar programas ao receber um comando” dos hackers. Incorporado em mais de 60 jogos funcionais, os apps infectados são distribuídos via Google Play sob o nome de mais de 30 desenvolvedoras.

O problema é que um usuário comum não consegue ter qualquer suspeita dos aplicativos infectados, até porque eles funcionam perfeitamente, como qualquer outro, exceto pelo fato de que, bem, esses apps coletam dados e instalam mais malwares enquanto a vítima está ocupada jogando games.

Dados que são coletados

De acordo com os especialistas da empresa russa, os seguintes dados são coletados enquanto alguém joga um app infectado:

  • Identificador IMEI do celular e endereço MAC
  • Versão e idioma em uso do sistema operacional
  • Nome da operadora da rede mobile
  • Informações sobre acessibilidade de um cartão de memória
  • Nome do aplicativo em que o trojan está incorporado
  • Detalhes sobre a aplicação no diretório do sistema

Vale destacar, ainda, que a maior ameaça desse malware de Android não é apenas o acesso a dados do usuário e do dispositivo; há outros perigos que o item malicioso traz. A Doctor Web explica que o Android.Xiny.19.origin tem a capacidade de “baixar e dinamicamente executar arquivos apk arbitrários ao comando dos cibercriminosos”.

A técnica: esteganografia

Para mascarar o código malicioso, os invasores o esconderam em imagens especiais criadas a partir de uma técnica chamada esteganografia, algo que torna a detecção muito difícil. Com isso, o malware pode agir em atividades como baixar, instalar e deletar apps sem o conhecimento do usuário quando o “acesso root estiver disponível”.

Fique atento e veja o que você pode fazer

Conforme mencionado em mais de uma ocasião nesta matéria, não há como saber se um app, desses mais de 60 da Play Store, é confiável ou não. Uma medida simples que você pode fazer é a seguinte: desabilite a instalação de apps classificados como fontes desconhecidas.

A Google trouxe, alguns anos atrás, um detector automatizado chamado Bouncer, responsável por identificar malwares escondidos dentro de jogos e de outros apps. É possível burlar esse detector, mas a maioria dos casos de malwares para Android agora é distribuída através de lojas de apps terceirizadas.

Esses russos manjam mesmo desse assunto, não é mesmo? Enfim, melhor prevenir do que remediar.

Mais de 60 jogos na Google Play Store estão infectados com trojan: cuidado! Discuta o assunto no Fórum do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.