Android: como consertar o erro 'Google Play Services has stopped'

1 min de leitura
Imagem de: Android: como consertar o erro 'Google Play Services has stopped'

Alguns usuários estão sofrendo com problemas no Google Play desde que seus aparelhos foram atualizados para Android Lollipop. Segundo os relatos, ao tentar abrir a loja de apps, a seguinte mensagem aparece: "Unfortunately, Google Play Services has stopped".

Com esse erro, o ato de baixar novos apps e até atualizar alguns é cessado, atrapalhando toda a experiência do usuário. Enquanto esperamos que a Google resolva este problema nas próximas atualizações do sistema operacional, vamos ajudar você a contornar este contratempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se o seu smartphone ou tablet está com esse problema, acompanhe as seis soluções abaixo para resolvê-lo.

Solução 1

Confira se o Google Play está na última versão. Caso tenha esta dúvida, baixe o APK aqui para atualizar. Se esta solução não funcionar, tente a próxima.

Solução 2

Você pode tentar limpar o cachê do Google Play, e isso provavelmente vai resolver o seu problema. Vá nas "Configurações" do seu gadget e então toque em "Aplicativos". Uma lista com todos os apps do seu aparelho vai ser aberta. Procure por "Google Play Services" e toque. Então, vendo os detalhes, escolha "Forçar interrupção" (Force Stop) e depois "Apagar cachê".

Solução 3

Aqui você praticamente faz todo o passo anterior. Porém, procure por "Google Services Framework", depois toque novamente em "Forçar interrupção" e "Apagar cachê".

Solução 4

Você já checou se a internet está funcionando corretamente ou se o seu pacote de dados foi cortado? Veja se o seu WiFi não está bloqueando algum endereço de IP da Google. É válido também apenas ligar e desligar o WiFi ou a conexão de dados.

Solução 5

Essa é simples e resolve grande parte dos problemas: reinicie o seu aparelho. É fácil, basta desligar ou reiniciar para ele "rebootar".

Solução 6

Se você já tentou todas as soluções anteriores e nada funcionou, temos duas dicas: uma requer paciência, outra exige mais experiência e é mais extrema. Primeiro, infelizmente, deixe como está. Faça uso de um site de confiança para baixar diretamente os APKs de aplicativos, como este.

Segundo: instale uma ROM customizada sem bugs ou faça ROOT. As ROMs estáveis podem adicionar uma nova roupagem ao seu aparelho, o que é interessante, e também "meio que" deixam o aparelho funcionando como novo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.