Biblioteca da Família: novidade para compartilhar conteúdo da Google Play

2 min de leitura
Imagem de: Biblioteca da Família: novidade para compartilhar conteúdo da Google Play

Em fevereiro de 2016, a Google anunciou o primeiro plano família da sua loja oficial de aplicativos para Android. O serviço contemplou apenas o Google Play Música, permitindo que até seis pessoas – que não precisam ser familiares – compartilhem de um serviço de streaming por assinatura pagando a bagatela de R$ 22,90 por mês, o que dá menos de R$ 4 por pessoa. Agora, a Gigante das Buscas acaba de anunciar que vai ajustar essa funcionalidade para os outros produtos da Google Play.

Nesta quarta-feira (27), a Google anunciou o Biblioteca da Família aqui no Brasil, serviço que também será disponibilizado em alguns outros países. Com esse sistema, até seis pessoas poderão compartilhar conteúdos comprados na loja – como apps, games, livros e filmes – com os demais participantes, dispensando a necessidade de cada um realizar uma compra para ter determinado produto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como vai funcionar?

Dentro da Biblioteca da Família, um usuário terá que se identificar como o "chefe" da família, que pode reunir até seis integrantes. Sempre que um membro comprar algum conteúdo na Google Play, ele pode escolher compartilhar isso com o grupo, permitindo que os outros também se divirtam com o app, jogo, livro ou filme. Tudo vai acontecer com a simplicidade de um botão, como podemos ver na imagem abaixo.

Google Play vai permitir o compartilhamento de conteúdo com até seis pessoas

No caso de filmes e livros, todo o conteúdo pode ser aproveitado em qualquer dispositivo, como aparelhos Android ou iOS, e também versão web. Porém, no caso dos aplicativos e jogos, somente o robozinho verde da Google terá acesso.

Por padrão, todas as novas aquisições serão automaticamente adicionadas à Biblioteca da Família. Entretanto, o usuário pode alterar essa configuração a qualquer momento, permitindo que apenas um ou alguns aplicativos sejam compartilhados na lista da família.

O usuário escolhe o que vai compartilhar com o grupo da família

Método de pagamento da família

Além de permitir o compartilhamento do conteúdo da Google Play, a Biblioteca da Família vai oferecer a opção de os membros utilizarem um método de pagamento unificado entre os integrantes de uma família. Depois de se inscrever, o gerente da família vai selecionar um cartão de crédito como o meio de pagamento para os demais que podem usá-lo para fazer compras.

Se alguém usa esse sistema de pagamento compartilhado, o chefe da família recebe um email ou uma notificação para aprovar essa aquisição. Caso a família tenha membros com idades entre 13 e 17 anos, o gerente pode aprovar uma das suas compras, não permitindo que crianças e adolescentes cometam alguns abusos. Porém, os usuários ainda podem escolher usar um sistema próprio para o pagamento sem empregar o cartão da família.

A família pode usar um único método de pagamento para todos os membros

Novidade bem-vinda

A Biblioteca da Família é uma novidade muito bem-vinda na Google Play. Graças a essa funcionalidade, pessoas próximas que compartilham dos mesmos gostos não precisam comprar duas vezes o mesmo filme, livro, aplicativo ou jogo. Dessa forma, faz-se economia e todos podem aproveitar uma variedade ainda maior de conteúdo oferecida pelos outros membros da família.

De acordo com a própria Google, a Biblioteca da Família estará disponível para todos os aplicativos, jogos, filmes e livros, mas não funcionará para o sistema de aluguel de conteúdo. O lançamento dessa funcionalidade já deve chegar em alguns dispositivos a partir de hoje, mas deve demorar alguns dias até que atingir todos os aparelhos.

E aí, o que você achou dessa novidade da Google Play?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.