Você sabia? O Google Now agora avisa quando você precisa descer do ônibus

1 min de leitura
Imagem de: Você sabia? O Google Now agora avisa quando você precisa descer do ônibus
Imagem: Droid Life

Já faz algum tempo desde que o Google Now passou a exibir em tempos real algumas informações sobre o trânsito e transporte público de algumas cidades brasileiras, notificando o usuário sobre o tempo estimado da viagem para locais previamente configurados (casa, trabalho etc.).

O que muita gente não sabe é que agora é possível utilizar esse recurso como uma forma de evitar aquela clássica situação de perder o ponto de ônibus/metrô por estar dormindo. Ao abrir o Now enquanto você estiver dentro de um transporte público, o aplicativo vai automaticamente calcular a duração do seu trajeto e oferecer um lembrete que será tocado assim que você se aproximar de seu destino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale observar, contudo, que o alarme não se baseia na sua geolocalização, mas sim no tempo de viagem estimado pelo programa quando você começar a se locomover. Isso tem pontos positivos e negativos: se por um lado esse sistema impede que você perca o lembrete caso fique sem sinal dentro do metrô, por outro ele não será tão eficaz caso as condições de trânsito estejam fora do normal.

Como ativar?

É importante ressaltar que a funcionalidade só está disponível para as 22 cidades contempladas pelo programa Google Transit (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Manaus, Recife, Natal, Cuiabá, Goiânia, Guarulhos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Mogi das Cruzes, Blumenau, Brusque e Itajaí).

Se você mora nesses locais e ainda não recebe informações sobre rotas de transporte público, abra o Google Now, toque em “Personalizar”, selecione a opção “Todo o resto” e entre no menu “Como você costuma se locomover?”. Escolha a alternativa “Transporte público” e, em seguida, escolha “Sim” para o campo “Continuar recebendo atualizações sobre o tempo de viagem”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.