Google Maps agora com mapas em 3D

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps agora com mapas em 3D

O Google não se cansa de adiantar o futuro dos aplicativos web. Primeiro veio o Google Maps com mapas de todo o globo com imagens fotorrealistas, depois o próprio planeta Terra com geografia e construções em três dimensões com o Google Earth.

"Por que não integrá-los em um único aplicativo web?", você deve ter se perguntado. Porque isso já está feito, o Google Earth foi integrado ao Google Maps. Visualização 3D por todo o planeta com o suporte inteligente para mapas direto em seu navegador. Que tal um passeio agora mesmo?

Mapas 3D no Google Maps, acesse agora!

Basta instalar o plugin!

A melhor parte é que você continua acessando o Google Maps pela internet como sempre fez. Tudo de que você precisa para utilizar o novo recurso, caso ainda não o tenha, é instalar o plugin para o Google Earth em seu navegador. Também é possível instalar a extensão dentro de qualquer mapa do Google Maps.

Baixar o Google Earth.

O conceito é bastante simples, além das tradicionais visualizações “Map” (mapas) e “Satellite” (imagens de satélite), o Google Maps conta com a visão “Earth”. Ao invés do visual planificado, o Planeta assume sua forma natural, além é claro, de incorporar todas as principais construções e paisagens do mundo.

Mapas em 3D pelo navegador

Na prática é como acessar o Google Earth, mas com as vantagens do Maps integradas. A transição entre os modos de visão é dinâmica e acontece de maneira suave. Os comandos são intuitivos e a experiência de acessar os mapas em 3D pela web é excepcional, mas é claro que isso depende da sua conexão. Apesar de utilizar imagens 3D, não é preciso uma configuração robusta da máquina.

Washington DC, EUA

A ferramenta que explora mapas em 3D está em constante aprimoramento, portanto é comum encontrar meia dúzia de prédios modelados saltando entre construções achatadas. Por outro lado, as principais cidades do mundo são ricas e contam com um belo número de prédios e atrações turísticas.

Rio de Janeiro, Brasil

Mas nem só de concreto é feito o Earth integrado ao Google Maps. Paisagens naturais, morros e oceanos dos quatro cantos do planeta são fielmente retratados. Esta pode ser sua chance de conhecer de perto o Cristo Redentor ou mesmo os pontos turísticos de outros continentes pelo navegador.

Novos recursos

Para navegar pelo mapa clique nas ferramentas à esquerda ou utilize os botões do mouse. É possível compartilhar a paisagem exata que você visualiza com seus amigos por meio de um link ou código HTML dentro da opção “Link”. Já na opção “Enviar” você manda um email com as marcações feitas no mapa.

Clique para acessar a mesma imagem (Sydney, Austrália)

Todos os recursos do Google Maps continuam valendo, mas com algumas vantagens. Ao visualizar qualquer paisagem, entre com a palavra-chave no campo de busca para localizar algum serviço ou ponto turístico nas redondezas. “Café” ou “agência de turismo” são ótimos exemplos.

Ao encontrar o algo que chame a atenção, clique na opção “Rota” para traçar o melhor caminho a partir da sua localização atual até o local marcado. Se preferir, clique na visualização “Mapa” para enxergar a mesma marcação no formato tradicional do Google Maps.

Rumo ao futuro

Claro que a experiência do novo recurso do Google Maps está longe da experiência do mundo real, mas o dinamismo da ferramenta impressiona. O aprimoramento das ferramentas Google é nítido e caminha a largos passos para a computação nas nuvens. Não é difícil imaginar aparelhos de GPS exibindo mapas em 3D em sua localização em meio a cidades praticamente perfeitas dentro de alguns anos.

Acesse o novo Google Maps em 3D!

O novo recurso do Google Maps já está disponível, acesse agora mesmo e tire suas próprias conclusões.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.