Project Vault oferece microSD com sistema de criptografia completo

1 min de leitura
Imagem de: Project Vault oferece microSD com sistema de criptografia completo

A gigante do vale do silício acabou de revelar mais um projeto interessante na Google I/O: o Project Vault, da Google’s Advanced Technology and Projects (ATAP). O sistema de criptografia foi especialmente pensado para funcionar em qualquer tipo de dispositivo compatível com um cartão microSD e possui seu próprio processador e sistema operacional embutido.

O cartão tem por objetivo guardar informações sensíveis de qualquer tipo, mas também pode servir como sistema de autenticação e ainda criptografar o conteúdo de mensageiros. O código fonte e a pesquisa por trás do dispositivo foram liberadas no GitHub sob a licença open-source para que qualquer um consiga estudar o Vault ou desenvolver soluções compatíveis.

Durante a apresentação do projeto, também foi comentado que o Vault analisará o comportamento do usuário com o dispositivo para determinar se o aparelho está sendo utilizado ou não pelo dono das informações sensíveis. Não ficou muito claro, no entanto, como essa análise será feita fora do âmbito dos smartphones.

Não é de se estranhar que a Google esteja financiando projetos de criptografia inteligente. Afinal, a imagem da empresa ficou prejudicada quando foi divulgado que ela compartilhava dados com a Agência de Segurança Nacional Prism.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.