Resumo da conferência Google I/O 2015: confira os destaques [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Resumo da conferência Google I/O 2015: confira os destaques [vídeo]

O Google I/O, evento anual da empresa para os desenvolvedores, apresentou uma série de novidades para todos – inclusive nós, os consumidores finais. Apesar do foco dado para o Android e as inovações da versão "M" desse sistema operacional, muitos outros assuntos também foram abordados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quer saber o que rolou de bom durante o Google I/O 2015? Quais foram os anúncios e novidades reveladas pela Gigante de Montain View? Então confira o nosso resumo, que preparamos para os leito res que não puderam acompanhar a nossa cobertura ao vivo.

Android M: o foco do Google I/O 2015.

Android M

Não foi dessa vez que a Google revelou o nome do Android M. Entretanto, isso não significa que não houve anúncios para o sistema operacional móvel da companhia. A nova versão vai trazer melhorias para facilitar a vida das fabricantes, desenvolvedoras e especialmente a dos usuários.

O destaque vai para o sistema de pagamento Android Pay, um novo esquema de permissões para o aparelho, suporte nativo ao reconhecimento de digitais e mais métodos eficientes para o gerenciamento de energia e carregamento de bateria.

Android M contou com muitas novidades anunciadas.

Android Wear

O sistema operacional para dispositivos vestíveis foi outro que recebeu algumas novidades. Aqui, os aprimoramentos foram pensados para favorecer a experiência do usuário. Suporte ao emojis e novos gestos são algumas das capacidades que devem enriquecer o uso dos relógios inteligentes.

Brillo e Weave

Desenvolvido a partir do Android, o Brillo é o novo sistema da Google para conectar dispositivos como carros, eletrodomésticos e eletrônicos. A empresa também anunciou o Weave, um mecanismo que vai permitir a comunicação entre esses diversos aparelhos. Essas iniciativas estão de acordo com o conceito de Internet das Coisas, uma tendência que a companhia também pretende seguir.

Funcionamento do Brillo e Weave.

Google Now

"Contexto" é a palavra que define as novidades que o Google Now vai receber no Android M. A assistente pessoal vai ser mais inteligente e útil do que nunca, oferecendo informações e sugestões mais adequadas de acordo com a situação. O "Now on Tap" é a funcionalidade que vai introduzir muitas coisas novas nesse sistema.

Google Photos

O novo app para gerenciar fotos foi um dos grandes destaques do evento. O Google Photos, já disponível para Android, iOS e web, vai trazer recursos para integração, backup e organização. Além disso, ele será ilimitado e totalmente gratuito, características que agradaram muito ao público.

O anúncio do Google Photos, o novo sistema para gerenciar imagens da empresa.

Google Maps

Outra novidade que chamou atenção do público foi a promessa de que o Google Maps vai funcionar sem uma conexão com a internet até o final do ano. Buscas, sugestões e o sistema de navegação poderão ser utilizados offline.

Cardboard

A última parte da conferência ficou reservada para a realidade virtual e para o Cardboard, dispositivo da Google que flerta com essa tendência. O Expeditions é uma funcionalidade que vai atuar como uma ferramenta educacional em escolas e instituições de ensino.

Duas novidades para o Cardboard: o Expeditions e o Jump.

Já o Jump, criado em parceria com a GoPro, é um mecanismo que pretende tornar as fotos ainda mais imersivas com a ajuda de um sistema de 16 câmeras. O projeto estará disponível até o final do ano para os aventureiros que quiserem experimentá-lo.

.....

Esses foram os principais destaques do Google I/O 2015. O que achou das novidades apresentadas?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.