Made With Code: iniciativa quer valorizar mulheres na programação

1 min de leitura
Imagem de: Made With Code: iniciativa quer valorizar mulheres na programação

As áreas de ciências exatas e tecnologia sempre foram conhecidas por ter uma parcela maior dos seus adeptos do sexo masculino. Essa realidade não é exclusiva do Brasil, mas também pode ser vista em empresas de TI pelo mundo afora.

Tentando mudar esse cenário, um grupo de mulheres se uniu e criou o projeto Made With Code. Segundo o grupo, hoje o número de estudantes do sexo feminino que está se especializando em áreas relacionadas à Ciência da Computação nos EUA é inferior a 1%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia é incentivar e ampliar o espaço das mulheres em grandes empresas, laboratórios, projetos de pesquisa e estudos de design e desenvolvimento. A iniciativa conta com o apoio da Google e um estande do projeto foi colocado à disposição dos visitantes durante a Google I/O 2015.

No site oficial do Made With Code, há um cronograma de eventos relacionados ao tema e também alguns projetos voltados para desenvolvedoras, sejam elas iniciantes ou mais avançadas. A ideia é despertar o interesse em programação em crianças e jovens, de forma que as meninas deixem de se sentir intimidadas pelo fato de a área ser predominantemente masculina.

“Código é criatividade. Garotas são criativas. Conciliar isso é só uma questão de logística”, afirma o grupo em sua página oficial. A iniciativa é encabeçada pelas seguintes instituições: Girls Inc, Girl Scouts of the USA, MIT Media Lab, Mozilla Webmaker, Sew Electric e Shapeways.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.