Google Now fica ainda mais poderoso com o Android M

1 min de leitura
Imagem de: Google Now fica ainda mais poderoso com o Android M
Imagem: Droid Life

Ao que parece até o momento, o Android M não deve receber nenhuma importante mudança visual ou grandes novas ferramentas para o usuário. Contudo, algo que pode realmente ser o diferencial do SO é o novo Google Now. A Google realmente trabalhou intensivamente no seu assistente pessoal e o tornou mais proativo e muito mais esperto.

Por exemplo, quando você receber uma mensagem no WhatsApp com alguém lhe convidando para jantar, você poderá simplesmente tocar e segurar o botão home no fundo da tela para ativar o novo modo de interação com o Google Now. Com isso, você receberá automaticamente informações sobre restaurantes nas proximidades, direções de como chegar até esses lugares e telefones para fazer reservas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mais interessante é que, para fazer isso tudo, você não precisa sair do mensageiro nem digitar nada na pesquisa do Google Now. Ele entende o que você está conferindo na sua tela e realiza buscas na web automaticamente. Basicamente, ele vai tornar o uso de smartphones e tablets com Android M muito mais prático. Esse novo sistema está sendo chamado de “Now on Tap”.

Tudo sobre o contexto

Outra possibilidade interessante demonstrada na Google I/O 2015 sobre o Google Now é o fato de a compreensão contextual do assistente ter melhorado significativamente. Se você estiver ouvindo uma música no Google Play Music de algum cantor que utilize um nome artístico diferente do nome original, será possível perguntar o seguinte: “qual é o nome de verdade dele?”.

O Google Now vai entender que você está se referindo ao cantor da música que está tocando no celular no momento e vai buscar o nome de batismo dessa pessoa. A resposta será dada via voz.

Proativo

Uma situação que pode mostrar a proatividade do novo Google Now é quando você pega um carro alugado e sai para dirigir por uma cidade desconhecida. Quando você estiver voltando para a locadora para devolver o veículo, o Google Now vai emitir uma notificação avisando sobre os postos de gasolina que ficam no caminho para lá. Com isso, você poderá completar o tanque antes de fazer a devolução.

Há ainda várias outras novidades no assistente que a empresa vai exemplificar com o tempo. Ao que parece a Google realmente está correndo atrás de Cortana e Siri e quer ficar na frente quando o assunto é assistente pessoal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.