O que esperar da Google I/O 2015, o maior evento da empresa no ano

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar da Google I/O 2015, o maior evento da empresa no ano

Todos os anos a Google promove uma conferência para desenvolvedores, a chamada Google I/O. Neste ano, o evento está programado para acontecer nos dias 28 e 29 de maio na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Ao longo dos dois dias, além do keynote principal, serão exibidas diversas sessões e palestras para os inscritos no evento.

O TecMundo fará a cobertura completa do evento, apresentando o keynote principal em vídeo e trazendo novidades relacionadas aos produtos da Google, uma vez que estaremos presentes no Moscone Center, local da conferência. Embora o foco seja os desenvolvedores, historicamente esse é um evento responsável por revelar as primeiras novidades sobre novas versões do Android, um chamariz mais do que suficiente para que todo mundo fique ligado.

A principal expectativa: Android M

A quantidade de projetos em que a Google está envolvida faz com que o número de possibilidades a serem apresentadas no evento seja enorme. Entretanto, parece natural que a maior expectativa recaia sobre as possíveis primeiras informações relacionadas à próxima versão do Android, que por enquanto vem sendo chamada apenas de “Android M”.

No início do mês, quando a programação do evento foi divulgada, na sessão chamada “Android for Work Update”, a Google havia mencionado a chegada do “Android M”. Curiosamente, horas depois da publicação – e da repercussão na mídia – o evento foi apagado, mas isso foi o suficiente para deixar a dúvida no ar: será que teremos um novo Android no final do mês?

Vale lembrar que a versão Lollipop foi anunciada oficialmente durante a Google I/O 2014, o que reforça a importância do evento para os amantes do SO mobile da empresa. Entretanto, não espere nada além de comentários sobre propostas futuras do Android M. O lançamento dificilmente deve ocorrer antes do último trimestre de 2015.

Muitos usuários ainda estão preocupados em saber quando a versão Lollipop chegará aos seus smartphones. Então, há também a expectativa de que a Google anuncie uma nova lista de aparelhos que possam receber o Android 5.0 em breve.

Android TV

Este é outro segmento que parece estar em alta no momento e, por conta disso, também deve despertar a atenção dos programadores. A Sony se mostrou muito interessada em adotar o sistema da empresa em suas TVs e o visual e as funcionalidades cativaram o público na CES 2015. Além disso, levar jogos e serviços de streaming de vídeo e música para essa plataforma também estão entre as prioridades da empresa para 2015.

Wearables

Os acessórios vestíveis são a maior aposta da indústria na atualidade e, para a Google, a perspectiva não é diferente. Alguns rumores sugerem que poderemos ver algum novo modelo de smartwatch rodando Android Wear, mas o mais provável é que teremos apenas novidades em relação à versão do Android para dispositivos vestíveis.

Com a chegada do Apple Watch às lojas, a disputa deve se tornar mais acirrada. Pessoas ligadas à indústria sugerem que a Google deveria lançar um relógio inteligente da linha “Nexus”, que pudesse servir como um carro-chefe para demonstração de novas tecnologias. Contudo, ao menos por enquanto, tudo isso pode ser encarado muito mais como um desejo de um grupo de consumidores do que como uma realidade de mercado.

Android para automóveis

Não seria de se estranhar se víssemos na Google I/O 2015 uma demonstração mais avançada dos carros autoguiáveis da Google. O desenvolvimento segue a passos acelerados, mas até o presente momento muito pouco se viu relacionado a aspectos práticos de tecnologias como essas. Por outro lado, os sistemas operacionais mobile são a principal tendência da indústria automotiva no momento.

Por conta disso, espere também novidades relacionadas à versão do Android para carros. A expectativa é que até 2020 a grande maioria dos carros, ao menos em países desenvolvidos, já circulem com um sistema operacional embarcado – e nesse cenário empresas como a Google, a Microsoft e a Apple devem disputar fatias de mercado junto aos consumidores.

Project Ara e Project Tango

Um programa piloto do Project Ara, a iniciativa da Google que trabalha com celulares moduláveis, deve ser lançado no segundo semestre de 2015 em Porto Rico. Enquanto esse dia não chega, há a expectativa de que informações mais concretas sobre esse trabalho possam ser reveladas durante a Google I/O 2015.

Quem também pode ter mais informações reveladas é o Project Tango, iniciativa da empresa que combina realidade virtual, realidade aumentada e mapeamento 3D. Já faz praticamente um ano que o projeto foi anunciado, mas desde então poucas novidades relevantes sobre o assunto vieram à tona. A conferência é o espaço propício para que o tema seja abordado.

Fique ligado!

A keynote principal do Google I/O 2015 será realizada no dia 28 de maio, a partir das 09h30 (13h30 no horário de Brasília). O evento contará com a cobertura completa do TecMundo, com atualização em tempo real e transmissão em vídeo. Após a apresentação principal, estão programadas dezenas de sessões especiais para os desenvolvedores que, infelizmente, são restritas a aqueles que estiverem presentes no local.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.