Adeus, álbuns: Google vai fechar o Picasa em maio

1 min de leitura
Imagem de: Adeus, álbuns: Google vai fechar o Picasa em maio

A Google anunciou que vai encerrar os serviços do Picasa em maio deste ano. Ou seja, em menos de três meses. Como efeito, a companhia pede para os usuários da ferramenta partirem para o Google Photos. Especificamente, os álbuns e a API vão ser encerrados no dia 1 de maio de 2016.

O Picasa foi comprado da Lifescape em 2004, e a desculpa da Google é que o fechamento serve "para o foco total em um único serviço de imagens". "Acreditamos que podemos criar uma experiência muito melhor ao focar em apenas um serviço que oferece mais funcionalidades e trabalha por meio de dispositivos móveis e desktop, em vez de dividir os nossos esforços em dois produtos diferentes", disse a Gigante das Buscas.

Após a data marcada, usuários comuns só poderão visualizar as próprias fotos. Enquanto isso, desenvolvedores vão perder diversas funções de API.

Se você está preocupado com as suas fotos e vídeos guardados no Picasa Web Album, saiba que todos os arquivos vão ser migrados para o Google Photos — isso significa que, se você não gosta da ferramenta, será necessário aprender a rebolar com ela. Outra opção é esperar um "novo lugar para você acessar os seus dados do Picasa", que a Google está planejando criar. Contudo, não será possível criar, organizar ou editar álbums na nova ferramenta. Então o melhor a se fazer é aceitar essa mudança.

O que você achou do fechamento do Picasa? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.