Google dá 6 motivos para que você use o app Fotos durante o Carnaval

3 min de leitura
Imagem de: Google dá 6 motivos para que você use o app Fotos durante o Carnaval
Imagem: Termas e Longevidade

Embora o Brasil seja um mercado bastante importante para muitas das empresas de tecnologia, com lançamentos de produtos e serviços muitas vezes ocorrendo de forma simultânea aqui e lá fora, nem sempre as necessidades do público nacional são colocadas no centro de campanhas ou projetos que chegam por aqui. A Google, no entanto, resolveu levar o nosso Carnaval em consideração para mostrar recursos de alguns de seus aplicativos, como o Fotos e o Maps.

Para integrar ainda mais seus apps ao cotidiano do brasileiro, a Gigante das Buscas fez questão de compilar algumas ferramentas que devem cair como uma luva nas mãos de quem pretende aproveitar os próximos dias de samba e festa, mas sem deixar o celular de lado. Lançado há poucos meses para as plataformas mobile e conseguindo um sucesso considerável em terras tupiniquins, o Fotos foi o grande destaque dessa operação carnavalesca da companhia liderada por Sundar Pichai. Confira as dicas:

1) Encontre o que quiser

Com um algoritmo avançado de catalogação integrado ao aplicativo, basta digitar um termo para que o próprio software se certifique de achar as imagens correspondentes a ele. Não é preciso identificar as fotos antecipadamente ou colocar tags nelas, poupando um bom trabalho na hora de mostrar apenas os cliques feitos durante o feriadão regado a blocos de rua.

2) Botando ordem na casa

O mesmo recurso que dá uma mãozinha nas suas pesquisas na galeria do smartphone também serve para organizar as fotografias armazenadas no dispositivo. Conferindo quem mais aparece nas suas fotos, o algoritmo se encarrega de criar pastas exclusivas para essas pessoas, facilitando bastante na hora de apreciar seu crush durante os ensaios da escola de samba, por exemplo.

3) Alguém falou em GIFs?

O formato de imagem favorito de 11 entre cada 10 internautas e descolados digitais também tem vez no Fotos. Isso porque o app cria automaticamente GIFs animados a partir de fotografias semelhantes, dando vida àquela sua metralhada de cliques feita ao longo do feriadão. Caso tenha gostado do resultado, dá para compartilhar tudo facilmente com alguns poucos toques, seja nas redes sociais ou nos mensageiros instantâneos.

4) Fotos com endereço

Não viu o nome da rua em que estava dando uma requebrada ou onde tirou aquela foto épica dos seus amigos? Sem problemas, já que o programa utiliza a geolocalização para dizer exatamente que local era esse – basta ativar a opção na seção de configurações do software.

5) Backup automático

Caso tenha perdido o celular no meio da galera ou deixado na casa de um amigo que só vai devolvê depois, não precisa ficar desesperado. Como o aplicativo sobe todos os seus cliques para a nuvem quando você se conecta a uma rede WiFi, as chances são de que você vai conseguir conferir o material no seu Google Drive mesmo longe do seu dispositivo mobile favorito.

6) Armazenamento não é problema

Por conta de essa integração com a cloud da Google e do envio de arquivos sempre que o celular estiver conectado a redes wireless, as chances são de que seu aparelho não vai ficar entupido de arquivos. Vale notar que para ficar com espaço ilimitado no Fotos, é preciso seguir alguns passos básicos dentro do software, conforme explicamos na nossa matéria.

Bônus: não se perca mais!

Opa, é claro que isso não é tudo! Como grande parte do público costumar curtir o Carnaval em outras praças, não é raro que você acabe indo para um bairro ou cidade que não conheça tão bem quanto a sua vizinhança e se depare com sinal de telefone fraco ou conexões instáveis. Para contornar isso, os brasileiros já podem ativar recurso o dedicado ao download de regiões inteiras no Maps. O processo é simples e, assim como as dicas acima, funciona tanto em produtos com sistema Android como nos equipados com o iOS.

Dentro do app, vá até a região em que você vai pular carnaval, clique no ícone do menu e toque na opção “Áreas offline”. Em seguida, aperte o botão de “+”, selecione o tamanho do mapa a ser salvo, pressione “Download” e dê um nome para o arquivo. A partir daí, o usuário tem 30 dias para utilizar livremente essa área mesmo sem estar conectado, podendo inclusive buscar endereços e traçar rotas dentro dessas imediações.

Você já escolheu o lugar em que vai passar o Carnaval este ano? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.