Google Fotos: como adicionar descrições personalizadas em suas imagens

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos: como adicionar descrições personalizadas em suas imagens
Imagem: Portal Pitanga

O Google Fotos é, sem dúvidas, um dos lançamentos mais importantes da Gigante das Buscas nos últimos meses. Oferecendo espaço infinito para seus usuários armazenarem toda a sua biblioteca de imagens na nuvem, a plataforma foi um sucesso no mundo inteiro e se tornou uma das melhores ferramentas para fazer backup de fotografias importantes.

Um dos recursos mais bacanas do serviço é sua capacidade de realizar buscas contextuais de seus arquivos – ou seja, ao pesquisar “bikes” no aplicativo, ele automaticamente detectará a existência de bicicletas em fotos armazenadas na sua conta e retornará os resultados com base nessa análise, e não necessariamente através do nome do documento.

Embora tal funcionalidade funcione com eficácia satisfatória, há uma forma de torná-la ainda melhor: adicionando descrições personalizadas nas suas fotografias (ou pelo menos nas mais importantes). Além de sua funcionalidade principal – servir como um comentário sobre o arquivo –, tal texto será utilizado pelo Google Fotos como uma fonte de palavras-chave atribuídas àquela imagem.

É muito fácil adicionar tais descrições. Primeiramente, acesse o site do Google Fotos e faça login com as suas credenciais. Escolha a imagem desejada e clique nela – no caso, para exemplificar, selecionamos uma fotografia stock (retirada de bancos de imagens) de um homem instalando painéis solares no teto de uma casa.

Como exemplificado na imagem acima, clique no ícone “Abrir informações”. Na coluna que se abre na região direita da tela, encontre o campo “Descrição” e digite o comentário desejado. Vale observar que, aparentemente, não há um limite na quantidade de caracteres que você pode adicionar – colamos textos enormes só para testar e o serviço aceitou mesmo assim.

Pronto! A partir de agora, como você pode conferir na screenshot acima, as palavras usadas na descrição serão utilizadas pelo Google Fotos nas pesquisas que você fizer na plataforma. Novamente, é pouco provável que você tenha paciência para criar descrições para todas as suas fotografias (caso você tenha muitas), mas esse é um recurso útil para aqueles arquivos mais importantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.