Aprenda a medir áreas utilizando o Google Earth

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a medir áreas utilizando o Google Earth

Imagine a seguinte situação: você precisa vender um terreno enorme, mas não sabe o tamanho dele para anunciá-lo. Mas como é possível fazer a medição de uma forma prática e rápida? O TecMundo preparou este tutorial para ensinar você a descobrir a área de determinado local usando o Google Earth.

O processo é supersimples e pode ser uma grande ajuda para termos uma ideia das dimensões de terrenos – inclusive os de formato irregular. Então guarde a sua trena e confira passo a passo como medir uma área utilizando a ferramenta da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1º passo – Baixe o Google Earth

Para fazer a medição pelo Google Earth, você vai precisar de... Bem, do próprio Google Earth. Mas sem desespero: é só ir no site do Baixaki e instalá-lo.

2º passo – Localize o terreno ou a área que você deseja medir

Dentro do programa, localize o terreno ou a área que você deseja medir. É importante que você aproxime a imagem a fim de obter, de forma bem definida, os limites do terreno que você pretende verificar. E não se preocupe: é possível medir áreas irregulares sem qualquer problema.

3º passo – Determine a área a ser medida

A seleção da área a ser medida é feita através da ferramenta "Adicionar polígono", na barra de ferramentas localizada na parte superior do aplicativo.

Ao clicar nela, uma janela é aberta para que você nomeie a área que será determinada. Insira um nome e arraste essa janela de forma a ter visão completa do local:

A partir daí, você tem duas maneiras de determinar o desenho: clicando nos limites da área ou arrastando o cursor e "desenhando" as bordas. No caso do nosso exemplo, por se tratar de um terreno retangular, basta clicar nas quatro pontas do local e a área branca é automaticamente definida.

É possível, ainda, fazer um "ajuste fino" na área: ao passar o cursor pelos pontos vermelhos nas extremidades da área branca, você pode ajustá-los mais detalhadamente.

4º passo – Salve o seu local e pegue as informações necessárias

Finalizada a definição da área a ser medida, basta voltar para a janela onde você deveria nomear o seu local e clicar em "OK":

Perceba que ele vai aparecer na relação de locais do lado esquerdo, embaixo de "Lugares temporários":

Clique com o botão direito sobre o nome do seu local e, em seguida, clique em "Copiar":

5º passo – Cole as informações no Earth Point e gere o arquivo de medição

Depois de clicar em "Copiar", vá para o site Earth Point e, no campo disponível, clique com o botão direito e, em seguida, selecione "Colar":

Na sequência, selecione a opção "Sq Meters" (metros quadrados) na coluna do meio e clique em "View On Google Earth":

O site vai fornecer um arquivo. Você pode escolher fazer o download dele ou solicitar que ele abra imediatamente após ser baixado – o Google Earth vai importar as informações de forma automática.

6º passo – Confira o resultado da sua medição

De volta ao Google Earth, você poderá verificar que uma nova marcação aparece no centro da área que você delimitou, e todos os pontos estão relacionados embaixo do local que você nomeou na lista do lado esquerdo:

Basta clicar na coordenada laranja e uma caixa aparecerá sobre ela. A medida está indicada no campo "Polygon Area":

Pronto! A medição está pronta. Você pode utilizar esta funcionalidade para obter as dimensões de qualquer área disponível na ferramenta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.