Google Earth passa a utilizar imagens fornecidas por balões e pipas

1 min de leitura
Imagem de: Google Earth passa a utilizar imagens fornecidas por balões e pipas

(Fonte da imagem: Google Lat Long Blog)

A Google anunciou recentemente que passou a utilizar imagens fornecidas por balões e pipas para formar o banco do seu Google Earth. As imagens são fornecidas por usuários individuais e, segundo a empresa, apresentam ótima qualidade, fruto do trabalho árduo do Public Laboratory for Open Technology, responsável pelo desenvolvimento de um kit prático e barato para a coleta de dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o Google Lat Long Blog, o conjunto de instrumentos pode ser utilizado por qualquer pessoa ao custo de US$ 100 (aproximadamente R$ 190). Trata-se de um balão preso a uma câmera digital de baixo custo, embora o pacote inclua ainda hélio, linha, uma garrafa de soda e também partes menores. Ao final, é necessário utilizar um programa denominado MapKnitter, o qual permitirá que as fotos sejam alinhadas ao sistema geo-referenciado do serviço.

Uma vez que o alinhamento tenha sido efetuado, os dados serão disponibilizados tanto ao Google Earth quanto a outras ferramentas de mapeamento. Segundo a empresa, muitas das imagens presentes nos arquivos do Public Laboratory foram portadas para o sistema. Enfim, eis uma boa oportunidade para melhorar o mapeamento da sua vizinhança. Para novas doses de tecnologia, fique ligado no Tecmundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.