Google libera templates elaborados por experts para seus programas do Docs

1 min de leitura
Imagem de: Google libera templates elaborados por experts para seus programas do Docs
Imagem: Google Docs Blog

Empenhada em tornar suas ferramentas cada vez mais competitivas com outros produtos já estabelecidos no mercado e progressivamente mais interessantes para o público, a Google não para de aperfeiçoar os serviços do Docs. Além de reformular os aplicativos web e mobile da família de utilitários durante o ano passado, a empresa também adicionou novidades ao pacote, como os templates para documentos. Agora, a companhia anunciou que esses padrões devem ficar mais arrojados com a ajuda de experts de diversas áreas.

A ideia é que os usuários dos programas Documentos, Planilhas e Apresentações da Gigante das Buscas possam encontrar modelos específicos para as mais variadas situações a partir de agora, com a mudança surtindo efeito tanto nas soluções para navegadores quanto para os apps de Android e iOS. Assim, ao acessar a página ou tela inicial de cada aplicação, é possível tocar projetos, planilhas e slides utilizando arquivos de base desenvolvido por veteranos da indústria de entretenimento ou integrantes de divisões internas da própria Google.

A equipe do Reading Rainbow, um programa infantil de leitura popular nos EUA, por exemplo, foi a responsável por elaborar tanto um esquema para ser usado como plano de ensino pelos professores quanto um relatório feito sob medida para os estudantes. Outros dos novos estilos de documentos incluem um espaço amplo para a criação de apresentações, um modelo pensado especialmente para projetos de ciência escolares e até uma base avançada para que empreendedores possam mostrar suas ideias a investidores em potencial.

Com essa estratégia, a Google pode fazer com que as suas soluções de produtividade se aproximem consideravelmente da robustez dos populares softwares da Microsoft – com o diferencial de serem totalmente gratuitas. Caso tenha ficado empolgado com a leva de novidades, vale um aviso: as mudanças só estão disponíveis, no momento, para a versão em inglês do Docs. Quem tem um cadastro no Gmail brasileiro ainda não consegue usufruir dos templates adicionais, mas a tendência é que isso seja resolvido em pouco tempo.

Você já substituiu a suíte Office pelos aplicativos do Google Docs no seu dia a dia? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.