Como fazer o Chrome alertar ao fechar várias abas

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer o Chrome alertar ao fechar várias abas

Atualmente, os grandes navegadores adotam o sistema de abas para que o usuário possa alternar entre páginas da internet com maior facilidade. As guias permitem que você mude rapidamente de um site para outro sem ter que ficar procurando em qual janela ele estava aberto. Entretanto, por vezes, acabamos abrindo muitas delas em uma única sessão.

Dificilmente alguém não passou pela situação de acabar fechando uma aba acidentalmente. Na grande maioria das vezes, isso ocorre ao clicar para encerrar o navegador em vez de somente uma das guias.

A maioria dos browsers informa que há mais do que uma aba aberta quando o usuário solicita que ele seja fechado, mas você já percebeu que o Google Chrome não faz isso? Exato, se você mandar fechar o navegador, ele simplesmente fecha, independente do número de abas abertas no momento.

Abaixo, segue um tutorial ensinando como pedir que o Google Chrome avise antes de fechar caso haja mais de uma janela aberta.

Pré-requisitos:

  • Extensão Chrome Toolbox;

Clique para baixar o Chrome Toolbox

Instalação e configuração

O Chrome Toolbox é uma extensão que permite deixar até dez comandos do Google Chrome configurados em um menu suspenso e de fácil acesso. Se você quiser saber um pouco mais sobre ela, clique aqui para acessá-la. Para este tutorial, vamos apenas utilizar uma das alternativas presentes no complemento.

A primeira coisa a ser feita é instalar o Chrome Toolbox. Para isso basta clicar no botão “Install” e confirmar a operação.

Instalando o Chrome Toolbox

Em seguida, clique no botão do complemento, presente no canto superior direito do Chrome e escolha a alternativa “Options”.

Abrindo as opções do complemento

Uma nova aba do navegador é aberta, mostrando as opções do complemento. O próximo passo consiste em marcar a opção “Confirm before close multiple tabs”. É possível que ela já esteja selecionada, como uma configuração padrão do próprio Chrome Toolbox.

Marcando a opção para informar ao fechar uma janela com várias abas abertas

Prontinho! Agora sempre que você mandar fechar o navegador e mais do que uma aba estiver aberta, ele mostra uma janela de mensagem perguntando se você realmente deseja fechar todas as guias.

Janela de confirmação

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.